Hemonúcleo e Grupo Boa Doar realizam campanha em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Nessa semana o Hemonúcleo de Barra Mansa e o Grupo Bora Doar, iniciaram uma campanha de incentivo às doações de sangue com o objetivo de regularizar o estoque da unidade e fidelizar doadores.

Dados fornecidos pela direção da unidade, no período de 1º a 18 de setembro, ocorreu uma queda de 50% no número de doações.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, é necessário manter os estoques e a rede abastecida. “Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus o consumo de sangue é diário e contínuo. Por isso, precisamos manter as doações para atender pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, tratamento de câncer e outras doenças graves”, destacou Murilo, ressaltando que a doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa.

FAÇA A SUA PARTE, SEJA UM DOADOR

Para evitar aglomerações, as doações estão sendo realizadas com agendamento prévio feito através do telefone (24) 3323-1918, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas. Os doadores devem estar alimentados, ter entre 16 e 59 anos e pesar acima de 50 quilos. É necessário apresentar documento oficial com foto no ato da doação. Além disso, os voluntários devem ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta. Exercício físico e álcool são proibidos nas 12 horas anteriores. Fumantes devem evitar o cigarro até duas horas antes da doação. É recomendável ainda que o voluntário não tenha feito tatuagem ou maquiagem definitiva, e colocado piercing no período de 12 meses.

Referência em hemoterapia no Sul Fluminense, o Hemonúcleo de Barra Mansa atende as demandas sanguíneas dos hospitais do próprio município, além das cidades de Valença e Rio das Flores. Quando necessário também fornece bolsas de sangue para Resende e Volta Redonda. A unidade funciona na Rua Pinto Ribeiro, 205, Centro, anexo à Santa Casa.

PARCERIA ENTRE HEMONÚCLEO E GRUPO BORA DOAR

A parceria entre o Hemonúcleo e o Grupo Bora Doar acontece pela primeira vez. O grupo é formado por amigas de infância e adolescência desde dezembro de 2017, quando uma das integrantes foi diagnosticada com leucemia linfoíde aguda do tipo B. O objetivo é estimular a doação de sangue.

De acordo com as jovens, foi através do diagnóstico da amiga que perceberam a importância vital das doações de sangue, do cadastro no banco nacional de medula e o quanto isso é negligenciado pela sociedade em geral.

Deixe um Comentário