ITATIAIA
Seguindo o objetivo de levar para todas as regiões do estado as políticas de trabalho, emprego e geração de renda, a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda inaugura nesta sexta-feira, dia 14, às 14 horas, em Itatiaia, a primeira unidade da Casa do Trabalhador no Sul Fluminense.
A Casa do Trabalhador é um programa criado em 2013, pela Lei nº 6.611/2013 e busca estimular a formação e a qualificação dos cidadãos por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino. Entre os serviços disponíveis estão: atendimento a mulheres e jovens trabalhadores, orientações sobre primeiro emprego, jovem aprendiz, estágio, empreendedorismo, economia solidária e elaboração de currículo. Também são oferecidos cursos, palestras e oficinas de interesse do trabalhador.
A implantação de uma unidade no Sistema Nacional do Emprego (Sine) na Casa do Trabalhador de Itatiaia está sendo planejada pelas equipes técnicas da Secretaria de Trabalho e Renda. Com isso, serão oferecidos serviços como intermediação de mão de obra, requisição do seguro-desemprego e orientações sobre Carteira de Trabalho Digital.
Estudo do Observatório de Trabalho, da Secretaria de Trabalho e Renda, com base em informações do Novo Caged, indicou que há demanda por formação e qualificação em Itatiaia.
No primeiro semestre, o município registrou perda de 459 postos de trabalho, a maioria de pessoas com Ensino Médio incompleto. A Casa do Trabalhador de Itatiaia funcionará na Rua José Francisco Zikan, s/nº.