PINHEIRAL
Após disponibilizar as atividades on-line para os alunos da rede municipal de ensino a Secretaria Municipal de Educação confirmou que serão ministradas aulas remotas valendo carga horária. A ação é para evitar que os alunos voltem para as salas de aula, até que haja segurança para o retorno das atividades presenciais, mediante autorização da Secretaria Municipal de Saúde.
Para isso, diretores e orientadores pedagógicos das escolas estão participando de reuniões e recebendo orientações quanto à implementação das atividades. A proposta da secretaria é que até na próxima quarta-feira, dia 12, todas as atividades desenvolvidas sejam disponibilizadas para os alunos da rede municipal. Nesse período os diretores, orientadores pedagógicos e educacionais das escolas irão realizar reuniões com os professores de todos os segmentos para orientação e condução dos processos de implementação das diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação.
A Secretaria informou também que nas primeiras semanas serão relembrados os conteúdos do primeiro bimestre para que depois seja iniciado o novo conteúdo. Além disso, as escolas estarão à disposição dos pais, responsáveis e alunos que desejem tirar dúvidas ou precisem de auxílio referente ao tema.
COMO SERÁ O ACESSO
Assim como as atividades on-line ofertadas anteriormente por meio da ferramenta ‘Google Classroom’, os novos conteúdos também serão disponibilizados primeiro via on-line na mesma plataforma através de um calendário semanal que determinará a postagem dos materiais.
O link de acesso à plataforma ficará disponível nos canais de comunicação oficiais da prefeitura através do site https://www.pinheiral.rj.gov.br/, do facebook https://www.facebook.com/PrefeituradePinheiralOficial e do instagram https://www.instagram.com/prefeituradepinheiral/. Após essa etapa, os que não possuem internet poderão receber a versão impressa do material.
A medida faz parte da terceira etapa do cronograma de execução do planejamento feito para o período de pandemia causado pela Covid-19, e teve deliberação feita pelo Conselho Municipal de Educação, que concordou com a utilização de aulas remotas aos alunos.
Segundo Fernando Cabral, secretário da Secretaria Municipal de Educação, sem a autorização do conselho nenhuma escola pode ministrar aulas remotas. “É bom ressaltar que sem essa deliberação feita pelo Conselho Municipal de Educação autorizando a utilização de aulas remotas, nós estávamos incapacitados de utilizar demais plataformas para ministrar os conteúdos”, explicou.
Agora, a partir da utilização das aulas remotas e visando garantir o ano letivo, a carga horária começará a ser contabilizada a partir do dia 12 de agosto. Ainda de acordo com o secretário o foco será nos alunos do 9º ano. “Por serem alunos que estão prestes a ir para o Ensino Médio, neste primeiro momento nós vamos dar foco aos alunos de 9º ano, visto que, por esse motivo não vamos conseguir recuperar o conteúdo perdido este ano no próximo, em 2021. Então, será feito um trabalho direcionado com discussão de conteúdo para esses estudantes”, informou.