BARRA MANSA
O Cidadania lança Thiago Valério como pré-candidato a prefeito nestas eleições. Vereador em primeiro mandato é atualmente uma das principais oposições ao atual governo. Trabalhar o simples para que a cidade possa se desenvolver é um dos seus principais argumentos quando fala de propostas para cada área. Segundo ele, para Barra Mansa crescer é preciso ter desprendimento. “As pessoas que querem fazer um trabalho em conjunto comigo não queiram vir propor as mesmas negociações que sempre fazem. Farei negociações voltadas para um plano de governo que vise o projeto Barra Mansa porque se não entendermos que a mudança passa por isso nada vai mudar. E eu tenho esse desprendimento para fazer o que precisa ser feito”, afirmou o pré-candidato.
Thiago Valério explicou que enxerga desde o início de seu mandato como vereador uma cidade possível de se desenvolver, de crescer na região e no estado. “O problema de Barra Mansa é falta de gestão e corrupção. Enxerguei isso de forma muito clara dentro do meu mandato. Trabalhei e cumpro meu papel e, por isso, surgiu a possibilidade de ser pré-candidato, com muito pé no chão. Ao ser eleito levei para o Legislativo o respeito que tenho em tratar a coisa pública”, disse, lembrando que tem um histórico de trabalho com a comunidade, antes de ser vereador foi presidente da Associação de Moradores da Vista Alegre, é professor formado e tem três pós-graduações.
Segundo o pré-candidato, antes de Covid-19 já existia uma problemática muito grande na cidade e ele avalia que pós pandemia isso será ainda maior, em termos de problemas socioeconômicos. “Não vi até hoje ser criado na cidade um gabinete de crise da Covid-19. Ficamos atrelados a lives para saber o que estava acontecendo. Temos que ter um plano para retomada dos empregos e vamos falar também do comércio, grande empregador da cidade, pensar em formas de manter esses empregos”, analisa Thiago.
Questionado o que mudou lá atrás antes de se posicionar como oposição ao atual governo, pois no início chegou a caminhar junto, Thiago diz que não houve mudança, mas sim um aprimoramento. De acordo com ele, muitas vezes votou matérias importantes para Barra Mansa, mas diz que não pode se calar e não fiscalizar o Executivo, por isso se posiciona de maneira dura. “Me colocaram a fama de brigão, mas quero reafirmar que se o agente público não tiver a posição de fiscalizar, não se indignar com o que está errado, com a corrupção, ficando bravo e sendo enérgico, não deve nem entrar na vida pública”, citou.
AUTOR DE DENÚNCIAS AO MP
O atual vereador é autor de 19 denúncias ao Ministério Público. Diz que, em 2017 já tinha denunciado desvios no Fundeb e que em 2018 o TCE fez a recomendação para reprovação das contas do prefeito devido a divergências de valores utilizados na conta do Fundeb sem comprovação. Essas contas foram aprovadas por 14 votos a cinco.
Sobre suas denúncias ao MP, Thiago Valério diz que aciona o Judiciário quando há falha no Legislativo em fiscalizar. “É inconcebível não conseguir aprovar, por exemplo, um requerimento de informações sobre o uso da verba da merenda escolar. Muitas vezes o próprio Legislativo dificulta a fiscalização que é nossa obrigação”, ataca.
TRATANDO DO SIMPLES
Segundo o pré-candidato a prefeito, em Barra Mansa as coisas simples que deveriam funcionar estão paradas por burocracia e falta de gestão. Citou como exemplo o fato da demora, segundo ele, de liberação de Habite-se, desanimando engenheiros e arquitetos em querer pegar trabalhos no município.
A falta de revisão do Plano Diretor foi outro assunto mencionado. A última aconteceu em 2006 e deveria ser atualizado a cada dez anos. “O plano é a primeira mola propulsora para o desenvolvimento”, lembra.
Ele vê a tecnologia como um importante aliado em todas as áreas para o desenvolvimento. “Temos 72 escolas em Barra Mansa. Dentro de algumas secretarias não tem nem computador, muito menos a conectividade. Sem contar as crianças que não têm a internet e nem computador. Temos um ambiente em Barra Mansa que precisamos tratar o simples para começar a desenvolver. Dentro do meu plano de governo vou lutar para que a cidade tenha conectividade, e gratuita”, disse. Além disso, ainda na educação, diz que é necessário dar uma ‘cara’, tratando a individualidade de cada localidade.
Fazendo a simplicidade funcionar, o pré-candidato a prefeito cita ação complexa. Essa voltada para o desenvolvimento econômico e geração de empregos. “A juventude de hoje é atrelada a tecnologia. Quantos desses jovens não poderiam estar dentro de Startups, pensando no desenvolvimento como um todo”, citou, falando ainda do estacionamento rotativo que é ainda no papel. “Há uma tecnologia que permite a evolução. E isso possibilita também um controle do dinheiro de maneira mais transparente. O mesmo falo para saúde. Falta informatização nos postos e isso, além de ser importante para toda a rede ficar interligada, coíbe desvios”, diz. Ainda na saúde destaca ser necessário ampliar a prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Thiago Valério ainda falou de batalhar para empresas para cidade, além de repensar e adequar a realidade em termos de mobilidade. A agricultura é um ponto onde ele quer trabalhar para oferecer aos agricultores o que precisam, pois são responsáveis por 18% do PIB de Barra Mansa e não contam com investimentos.