BARRA MANSA
Paulo Rangel é o novo presidente do Grêmio barra-mansense de letras (Grebal). A presidência foi assumida logo no início do isolamento social em março e ele se viu mergulhado em um novo desafio: transformar o presencial em online. Tudo o que tem sido produzido pelo Grêmio pode ser visto em https://bit.ly/2BiTAsg .
Ele relembra que já na segunda semana de trabalho já teve que iniciar os trabalhos em home-office. “Dessa forma pudemos aproveitar o período para repaginar o espaço físico da sede. Modificamos a Galeria de Artes Dora de Oliveira, que será reinaugurada assim que possível ela agora não é apenas uma parede e sim uma verdadeira galeria, com painéis e iluminação. A biblioteca digital Escritor Evandro Sarmento também obteve complementação”, destaca.
Paulo destaca que neste tempo de isolamento foram criados eventos virtuais para manter o movimento literário ativo. “Lançamos um sarau virtual com 26 vídeos de declamações e música com media de quatro mil visualizações na página do Facebook do Grebal. Para nós é gratificante ter tantos números positivos e ver a participação de nossos grebalistas que em sua maioria são da terceira idade é fascinante. Não estamos abertos ao público, mas estamos funcionando a todo vapor”, analisa.
Na próxima semana, será lançada a exposição fotográfica virtual ‘Um olhar pela janela’ do fotógrafo e grebalista Paulo Roberto Pinna, são fotos produzidas por ele em sua janela durante o isolamento social. A exposição conta com textos explicativos sobre as aves. Além disso, em breve, será lançada a coleção Talentos. “É uma coleção de seis livros em que homenageamos 12 autores e o próprio Grebal que completou 45 anos de vida. A ideia inicial seria lançar um por mês, mas por conta da pandemia, vamos lançar a coleção inteira junta em um evento presencial, assim que for possível”, comenta.