VOLTA REDONDA
Vitórias. Foi assim que o prefeito Samuca Silva resumiu o resultado da reunião entre a prefeitura e o Ministério Público na tarde de hoje, 3. Quase todas as medidas apresentadas pelo prefeito foram aprovadas pelo órgão estadual, podendo ser homologado até esta quinta-feira pela Justiça. Foram respostas positivas para horário do comércio, retorno da feira livre, funcionamento de bares e restaurantes com 30% de ocupação em qualquer horário. Apenas com relação a igrejas, templos e academias o MP não aceitou a data de 10 de junho para reabertura, mas autorizou a vinculação ao Governo do Estado caso emita decreto do retorno desses locais. “Mediante a negativa, essa vinculação ao posicionamento do governador foi uma vitória porque poderíamos entrar na Justiça, mas iria demorar. Já vamos ficar monitorando se tem algum planejamento do estado a respeito”, disse.
A partir do dia 10 de junho o horário da abertura do comércio foi antecipado para meio-dia. O prefeito disse que caberá aos empresários definir horário de fechamento. O acordo atual prevê que o comércio fechará novamente se a cada dois dias o número de casos suspeitos ultrapassar o percentual de 5%. Agora, com o novo acordo, o número de dias passou para três. Os demais percentuais, de 60% de ocupação do Hospital de Campanha, e de 50% de leitos de UTIs, continuam os mesmos.
A respeito de bares e restaurantes, eles poderão funcionar com 30% de sua capacidade em qualquer horário do dia, desde que não aconteçam aglomerações. E os feirantes, da parte de gêneros alimentícios são considerados agora serviços essenciais, se o comércio fechar eles poderão funcionar, como supermercados, por exemplo. Os demais setores da feira livre poderão retornar a partir do dia 10, com diversas regras, distanciamento entre as barracas e sem aglomerações.
E no dia 1o de agosto é a data estabelecida para retorno de todos os horários praticados antes da pandemia de todos os setores da economia. “Os horários serão restabelecidos na sua normalidade. Se os níveis estiverem dentro das metas, claro, a rotina será retomada”, disse Samuca, lembrando que nesta quinta-feira farão 30 dias que as medidas de flexibilização foram implantadas na cidade.
CASOS
De ontem para hoje mais dois novos casos confirmados de coronavírus, passando para 910. São 873 pessoas consideradas curadas, deixando uma pessoa com o vírus ativo. Porém, o prefeito chama atenção para os 3.050 casos suspeitos, que estão à espera de resultados de exames. São 36 mortes em Volta Redonda. “Estamos conseguindo controlar o vírus na cidade graças a participação do cidadão que entendeu as medidas de segurança. Volta Redonda era há 40 dias a cidade com mais casos, ultrapassando a capital, tomamos medidas e o reconhecimento é que estamos em 12o lugar, não somos mais o epicentro na região Sul Fluminense e nem no estado. Continue em casa, mas se precisar sair se proteja”, completou.
Hoje a cidade ultrapassou a meta de 5% de casos suspeitos, está com 5,07%. Sobre os demais percentuais estão abaixo do limite, 7% de ocupação no hospital de campanha e 11% de ocupação de leitos de UTIs.