BARRA DO PIRAÍ
Foram concluídos na cidade os primeiros 1,1 mil testes em massa feitos para pesquisa científica para verificar a prevalência da Covid-19 na cidade. Eles servirão como base de uma pesquisa científica, feita por uma empresa de São Paulo, com a finalidade de traçar um mapa da pandemia no município. Dos testes realizados, o prefeito Mario Esteves informou que 110 deram positivos, 40 já tinham sido contaminados e estavam recuperados (que são os assintomáticos) e os outros 950 deram negativos. Nessa semana ainda a pesquisa estará pronta. O prefeito não descartou mais testes na cidade.
As pessoas que testaram positivo estão sendo notificadas para ficarem em isolamento social. “A dúvida maior de quem participou do estudo deve ser: como vou saber se o meu teste deu positivo? Explico: vamos publicar, nos veículos de comunicação e no Boletim Oficial Eletrônico (BOE), no site da prefeitura, os 950 nomes das pessoas que não estavam contaminadas no momento da testagem. Logo, se você olhar a relação e não ver o seu nome, você faz parte do outro grupo, que deve ir imediatamente para o isolamento social”, informou, frisando que o processo será simples sem precisar ficar ligando para a Secretaria de Saúde para perguntar.
Estando em isolamento uma equipe da Secretaria de Saúde, a Nova Saúde, estará indo em cada residência.
O prefeito lembrou que já nesta segunda-feira, os casos confirmados (110 positivos e o 40 que já tiveram a doença) serão incluídos nos números oficiais da cidade. “Logo não se assustem, afinal o salto na estatística se dará por esse motivo. Somos o primeiro município da região, talvez do estado a trazer esse teste também para a ponta e não apenas para quem vai no hospital em busca de atendimento. Temos um controle da pandemia na cidade. Temos o essencial, criamos leitos, o terceiro andar do hospital para esse atendimento, teremos uma grande contratação para atender a atenção básica de Barra do Piraí. Estaremos ainda mais fortes”, afirmou Mario Esteves.
Agora a cidade tem 289 casos confirmados, sendo 133 já curados, 11 internações e 16 óbitos. “Os resultados dos 1,1 mil testes seguem para a empresa em São Paulo, que fará a parte científica da pesquisa, do cruzamento de dados etc, para sabermos, estatisticamente, o que esses números significam e o que eles indicam sobre a extensão da pandemia em Barra do Piraí. Continuaremos todo esse processo, do cinturão de proteção, testando direto na ponta, e combatendo o coronavírus com os dois pés na ciência e na prioridade à vida”, apontou o prefeito.
Expediente Política de privacidade Pautas e Denúncias Fale Conosco
Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.