VOLTA REDONDA
O Hospital de Campanha da Covid-19 de Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, já atendeu 41 pacientes, sendo que 19 ganharam a batalha contra a doença e dois vieram a óbito. Dois pacientes que passaram pelo local relataram como foi o período em que estiveram internadas e destacaram o atendimento da equipe da unidade.
Um dos pacientes a receber alta é o aposentado Sérgio Pereira Gomes, 57 anos, morador do bairro Jardim Normândia, que se internou dez dias após a inauguração do hospital. “Eu fico até emocionado porque é uma luta grande que todo mundo quer vencer. Tive a sorte de ser atendido por essa equipe maravilhosa. No primeiro dia tive muito medo, mas cada vez que conversava com a psicóloga eu ia acalmando. Fui percebendo que cada profissional ali queria salvar a minha vida e fui acreditando que eu ia sair dessa. Essa doença não é uma brincadeira, é séria”, disse o aposentado, que perdeu o pai de 84 anos, que faleceu em um hospital privado da cidade por Covid-19.
Já a dona de casa Vilma Furtado Nepomuceno, 65 anos, moradora do bairro Santa Rita do Zarur, relatou que ficou internada 12 dias no local. “Eu venci, graças a todo carinho e cuidado que a equipe. Fiquei internada e tinha dia que eu perdia a esperança. Mas a equipe, muito atenta e comprometida, não me deixava desanimar. Hoje estou em casa e muito bem”, disse dona Vilma, que não tem idéia de como e nem onde possa ter pego a doença. “Por isso, faço um apelo para todos se protejam. Precisamos eliminar o vírus da nossa cidade para que as pessoas que a gente ama não fiquem doentes”, apelou.
Sobre o Hospital de Campanha
Com capacidade total de 114 leitos, o hospital de campanha recebe pacientes através de nove portas de entrada: Hospital do Retiro e São Batista, Cais Aterrado e Conforto, Upa Santo Agostinho e das quatro Unidades de Referência para o tratamento da Covid-19 que ficam nos bairros 249, São João, Volta Grande e Vila Mury.
A equipe multidisciplinar da unidade é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutica, além da equipe de apoio do Centro de Imagem, do Núcleo Interno de Regulação e de higiene, altamente treinada e de fundamental importância.