RESENDE
Com o objetivo de proteger as famílias dos profissionais da Saúde que estão trabalhando na linha de frente do combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município, o vereador Luís Henrique Sene de Brito, o Hick Sene (Democratas) sugeriu ao Executivo a distribuição de kits de higiene contendo máscaras, álcool gel 70% e sabonete antibactericida. Já em outra propositura, ele solicitou a instalação de lavatórios com sabonetes em pontos estratégicos do município.
Segundo o parlamentar, as medidas tem o intuito de ajudar na prevenção e no combate da doença no município. “Sabemos que lavar as mãos, usar máscaras e passar álcool 70% nas mãos podem ser decisivos para evitar a contaminação pelo coronavírus. É importante que o Poder Público faça a sua parte para que o máximo de pessoas possível tome esses cuidados, evitando, assim, o aumento do número de infectados e mortos em nossa cidade”, argumenta Hick Sene.
Sobre o pedido de distribuição de kits de higiene às famílias dos profissionais de Saúde, o vereador destaca o alto nível de exposição desses servidores ao vírus e a ameaça que isso representa para eles e seus familiares. “Quem atua na linha de frente do combate ao vírus está mais sujeito a contrair à doença e, ao voltar para casa depois de um dia de trabalho, ainda corre o risco de contaminar a família. A distribuição desses kits vai contribuir para que todos possam se prevenir”, defende o vereador, acrescentando que “medidas de higiene podem salvar vidas e evitar gastos ainda maiores com o sistema de saúde”.
Já a instalação dos lavatórios em espaços públicos vai beneficiar toda a população, mas atinge, especialmente, as pessoas em situação de rua. “É uma forma de permitir que essas pessoas tenham acesso a condições mínimas de higiene e evitar que contaminem e sejam contaminadas”, comenta Hick Sene, sugerindo que os lavatórios sejam colocados em locais com grande fluxo de pessoas, como pontos de ônibus, hospitais e arredores de bancos e casas lotéricas.