Prefeituras se mobilizam para proteger população em situação de rua da Covid-19

0

BARRA MANSA/VOLTA REDONDA

Os municípios de Volta Redonda e Barra Mansa estão mobilizados para prevenir que a população de rua seja contaminada pelo coronavírus. Na Cidade do Aço, o governo municipal está montando uma estrutura para que esse grupo possa ficar de quarentena no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal. Em paralelo, as equipes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Ação Comunitária (Smac) estão orientando e conscientizando o grupo sobre a importância de permanecerem no local. Já em Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable anunciou em uma live no último domingo, dia 22, que a população em situação rua ficará abrigada no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa, e que a ação teria início nessa segunda-feira.

Ainda de acordo com o prefeito de Barra Mansa o local foi escolhido porque é arejado e possibilitará até mesmo atividades esportivas. Ele explicou que foi possível organizar as acomodações numa distância de dois metros uma das outras. “O número máximo de pessoas no local é 50. Mas caso ultrapasse essa expectativa, conseguiremos ainda manter uma boa distância entre esse grupo para preservá-los e também a quem estará trabalhando no local”, informou.

O prefeito ainda acrescentou que serão oferecidos o café da manhã e almoço por parte da prefeitura. Já o jantar será doado por uma instituição de Barra Mansa. Drable ainda destacou que essa população precisará de doações, como roupa de cama e banho, material de higiene pessoal (pasta e escova de dente/sabonete/shampoo e creme) e sabão em pó.  Quem quiser ajudar, deve entrar em contato com o telefone (24) 998444761, que uma equipe irá a residência buscar os materiais. “Peço que o material seja higienizado e colocado em uma sacola limpa”, finalizou o prefeito de Barra Mansa.

Já em Volta Redonda, segundo a coordenadora do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, Karla Elaine Alves, em parceria com a equipe do Centro Pop, da Smac, e com o Comitê Municipal Intersetorial de Políticas para População em Situação de Rua, está sendo montada a estrutura, que deve ficar pronta nesta terça-feira, dia 24, para abrigar todos esses moradores em situação de rua. O prefeito Samuca Silva, explicou que o grupo deve ficar no local por pelo menos 14 dias.

Karla contou ainda que os moradores também serão vacinados contra a Influenza H1N1. Volta Redonda também oferecerá alimentação e o acompanhamento da coordenação de Saúde Mental.

Deixe um Comentário