O município de Resende vai receber na próxima quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, das 15 às 21 horas, uma carreta itinerante de vacinação contra o sarampo. O reforço para a imunização feita pela Prefeitura de Resende acontece através de uma parceria com o Governo do Estado, através Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
Os locais escolhidos foram os bairros Paraíso e Cidade Alegria. No Paraíso, o atendimento será na quinta-feira, dia 12, no Pronto Atendimento Paraíso, localizado na Rua São Judas Tadeu, nº 49. E na sexta-feira, dia 13, o atendimento será na Cidade Alegria, utilizando as instalações da Escola Municipal Getúlio Vargas, situada na Avenida do Canal Norte, s/nº.
O caminhão de vacinação itinerante tem como objetivo intensificar a campanha de vacinação na cidade e atingir o maior número de pessoas imunizadas. Além do sarampo, a população também terá acesso a todas as vacinas previstas na caderneta de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde), com exceção da DTP (antitetânica) e da pentavalente, cujo fornecimento é limitado pelo Estado. Nestes casos os pacientes entrarão em uma fila de espera.
A vacinação contra o sarampo está destinada a população de 06 meses a 59 anos de idade, para pessoas que estejam com a cobertura atrasada ou ainda não tenha recebido nenhuma dose. A Secretaria de Saúde lembra que apesar da visita do caminhão itinerante, a cidade tem 36 unidades de saúde realizando a imunização contra a doença de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para receber a dose são necessários os seguintes documentos: Cartão SUS e caderneta de vacinação.
O secretário de Saúde, Alexandre Vieira, afirmou que a Prefeitura de Resende realiza campanha pela vacinação contra o sarampo. “Ter esse reforço através da parceria com o Governo do Estado é muito importante. Foram escolhidos locais estratégicos com grande concentração de pessoas e esperamos que a população se mobilize e se organize para se imunizar, no caso de quem ainda não foi vacinado”, explica. O serviço será prestado por profissionais da Atenção Básica à Saúde da Secretaria Municipal de Resende e por profissionais da Secretaria Estadual de Saúde. A prefeitura também disponibilizará vacinas do estoque do município durante a atuação do serviço itinerante.