MÉDIO PARAÍBA
Nesta quarta-feira, 4, na sede da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), o deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento do Médio Paraíba na Alerj, se reuniu com a equipe técnica do órgão. O objetivo foi dar encaminhando aos projetos visando a efetivação de ações para implantação de empresas na região.
O presidente da companhia, Fábio Galvão – que estava em reunião de urgência no Palácio Guanabara – encarregou uma comissão técnica de receber o parlamentar. O deputado foi recebido pelo chefe de gabinete da Codin, Adriano Klafke; pelo assessor jurídico Rafael Lyrio; pelo superintendente de Informátia, Fernando Azevedo; e pelo assessor da presidência, José Lerer.
Quem também participou da reunião foi o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, Jair Francisco Gomes, que reiterou a importância de dar mais atenção para a Zona Especial de Negócios (ZEN), localizada entre Barra Mansa e Volta Redonda, às margens da Via Dutra. Também destacaram a área da antiga White Martins, adequada para a instalação de uma termelétrica, capaz de aumentar a carga de produção energética para o Médio Paraíba.
Estudos podem ser encaminhados sobre os dois pontos mencionados. Inclusive, Rafael Lyrio ressaltou que a presidência da Codin firmou recentemente um convênio com a Fundação Getúlio Vargas para desenvolver estudos e projetos visando o incremento de negócios no Estado. Adriano Klafke destacou que o maior desafio hoje é mostrar que o Estado tem capacidade de retomar o crescimento, embora tenha ficado estigmatizado por gestões anteriores como pouco atrativo. “O governador Wilson Witzel tem se empenhado muito em ações concretas visando atrair investidores para o Rio, mas, sabemos que isso envolve muita coisa, por isso, estamos aqui, com a mão na massa, para viabilizar esses investimentos”, comentou Adriano.
DESENVOLVIMENTO
O deputado também repassou à comissão todos os estudos realizados pela equipe de consultores do Grupo Líder, a partir de demandas da Fecomércio, Firjan, entre outras instituições, que foram apresentados nas duas audiências públicas realizadas ano passado, uma em Barra Mansa e outra na Alerj. Na ocasião foi dado um passo importante através de ações envolvendo os quatro eixos temáticos capazes de promover a retomada do desenvolvimento do Médio Paraíba: educação, mobilidade urbana, tecnologia e turismo. “Nos reunimos aqui porque temos convicção de que o estudo ficou muito bem elaborado e sugiro que o próximo passo seja uma nova reunião envolvendo o Grupo Líder, a equipe técnica da Codin, representantes da FGV e nossa equipe do mandato, que vem atuando na Comissão de Desenvolvimento do Médio Paraíba”, reforçou o parlamentar.
Uma nova reunião será realizada, onde o foco será a apresentação dos estudos realizados pelo Grupo Líder e em parceria com a FGV, onde será elaborado o projeto final a ser entregue ao governador visando que mais empresas se instalem na região do Médio Paraíba. “Hoje, já existem seis empresas negociando a instalação no polo metal mecânico, o que resultará na geração de aproximadamente quatro mil empregos. Estamos reunidos aqui justamente para efetivarmos a real retomada do crescimento e toda a população do estado será beneficiada, pois teremos uma reação em cadeia de expansão dos setores da indústria, serviços e comércio”, concluiu Marcelo Cabeleireiro.