BARRA MANSA
Objetivando valorizar, reconhecer e incentivar os artesãos do município, foram entregues ontem 275 Carteiras Nacionais do Artesão, o evento aconteceu no Clube Municipal e é uma parceria entre prefeitura e Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ).
O evento também contou com a assinatura de um termo de compromisso entre Barra Mansa e a Setur/RJ, onde os artesãos terão direito a diversos benefícios como a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação da marca, capacitação e qualificação, microcréditos e comercialização do produto. A rede de cursos profissionalizantes Microlins também assinou uma parceria que beneficiará com descontos nos cursos aos artesãos que apresentarem a Carteira Nacional do Artesão.
Participaram da solenidade, o prefeito Rodrigo Drable (PMDB), a vice-prefeita, Fátima Lima; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raimundo; a gerente de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Bhella Santos, o gerente de marketing das lojas Caçula, Roberto Santos e a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa de artesanato, Nea Mariozz.
Drable fala da importância dos profissionais para o município e revela duas grandes importantes conquistas para a cidade. “Os artesãos geram empregos, oportunidades e agregam valores, elevam o nome de nossa cidade. E hoje, venho apresentar duas grandes novidades ara Barra Mansa: a revitalização do Palácio Barão de Guapy, e a construção de dois ginásios multiusos para nossa cidade, um no Ano Bom e outro no Boa Vista, na região Leste”, adiantou.
De acordo com o prefeito, todos os órgãos envolvidos no processo de revitalização do Palácio já autorizaram a reforma. “Inepac, Inea já autorizaram, já temos recursos e a licitação já foi feita, as obras começam na sexta-feira. Já os ginásios serão construídos para receber campeonatos além de ser palco de apresentações da Orquestra Sinfônia de Barra Mansa e de outros espetáculos. Apesar da crise, estamos vencendo”, avalia o prefeito.
De acordo com o secretário Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raimundo a entrega das carteiras é a consolidação da profissionalização dos artesãos. “A iniciativa fomenta o desenvolvimento econômico da cidade e oportuniza a profissionalização, com a carteira eles terão descontos e poderão participar de eventos, levando seus produtos para outras cidades, valorizando seus trabalhos”, avalia.
Já a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa de artesanato, Nea Mariozz, ressalta que em 38 municípios visitados, foram cadastrados mais de 10 mil, artesãos. A meta é bater os 20 mil. “É o emponderamento que estas pessoas estão tendo, poderão participar de feiras pelo Brasil, além de conseguirem descontos nas principais lojas que vendem peças em atacado. Uma iniciativa que gera trabalho, renda e dignidade”.
A carteira foi entregue ao próprio portador. Quem não pode comparecer, terá que agendar um novo dia pelo telefone (21) 98099-1500 para retirada na Secretaria de Estado de Turismo situado à Rua Uruguaiana, nº 118, Centro, Rio de Janeiro.
1 Comentário
Mais subemprego para barra mansa.