RIO CLARO
São constantes as quedas de energia elétrica na cidade e, por consequência, inúmeras reclamações dos consumidores. Pensando em resolver a situação, os vereadores se reuniram ontem, no plenário da câmara, com o coordenador de Operação e Manutenção da Light, Joelson Brun de Mattos e com o eletricista responsável pela área Waldemar Barboza Azevedo. Durante duas horas, os vereadores fizeram algumas cobranças de quedas de energia nos distritos e na área rural do município.
O presidente da Casa, vereador Luiz Fernando (PSB) abriu os trabalhos agradecendo a atenção dos profissionais da empresa e em seguida passou a palavra aos demais. Um dos falarem na reunião foi o vereador Klessio Alves Pery (MDB). Ele lembrou que nos últimos anos a concessionária obteve ótimos lucros, mas mesmo assim quase não investiu em Rio Claro e os poucos investimentos não chegaram às residências.
O vereador Ricardo Celular (PSD) questionou uma parceria entre o Executivo e a Light, principalmente na área de comunicação para que os munícipes fossem informados dos trabalhos programados e não serem pegos de surpresa. O vereador Wilson Latino (DEM) parabenizou o trabalho efetuado pelo eletricista Waldemar, que reside na cidade e atende aos vereadores 24 horas por dia. Destacou ainda que no Centro as quedas de energia diminuíram e pediu que a concessionária olhasse com carinho pelos consumidores do Morro do Estado e a localidade conhecida como Água Mineral, em Passa Três. O vereador Rosemar Rodrigues (sem partido) disse que acompanhou o trabalho de podas de árvores e pediu a continuidade do projeto o ano todo.
Em resposta aos parlamentares, Joelson Brun de Mattos, disse que a intenção é sempre buscar melhorar o atendimento. Ele contou que a Light está solicitando currículos de eletricistas residentes na cidade para solucionar a escassez de mão de obra. Segundo Joelson, o desempenho da concessionária em 2018 foi ruim, mas que em 2019 os investimentos melhoraram contando com tecnologias mais modernas. Com referências as podas de arvores destacou que o trabalho às vezes é prejudicado, pois a fiscalização ambiental não permite que certas espécies oriundas da Mata Atlântica sejam cortadas. Destacou ainda a utilização de drones nas filmagens áreas o que facilita descobrir as falhas existentes no sistema.
De acordo com o Joelson, os mutirões para podas são muito importantes e pediu maior auxílio da prefeitura para remoção de entulhos, o que agiliza os trabalhos.
O coordenador de Operação e Manutenção da Light informou que nos próximos meses talvez consiga contar com uma equipe formada por seis eletricistas sobre a coordenação de Waldemar, todos residentes em Rio Claro, o que alavancaria o atendimento. Enfatizou as tempestades ocorridas nos dias 3, 9 e 11 deste mês quando trouxe equipes de outras áreas para solucionar os problemas.
NOVO ENCONTRO
O vereador Luiz Fernando, presidente do Legislativo destacou que a reunião foi proveitosa e que em breve novo encontro será agendado para discutir as ações implementadas.