BARRA MANSA
As chuvas têm causado danos por diversas regiões de Barra Mansa. Somente nesta primeira quinzena de janeiro já choveu mais de 150 mm, segundo a Defesa Civil. Atenta as dificuldades dos cidadãos, a Prefeitura de Barra Mansa está realizando uma força-tarefa envolvendo as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defesa Civil com o objetivo de minimizar As consequências das enchentes.
O banco de dados da secretaria de Assistência conta atualmente com 58 famílias cadastradas. A inserção destas famílias no plano de ação da Pasta é feita após levantamento realizado por agentes do próprio órgão que, em visita aos bairros afetados, recolhem informações sobre as perdas materiais e documentais dos moradores. Já o trabalho da Defesa Civil é direcionado a avaliação de segurança dos imóveis e, se necessário, a interdição.
O prefeito Rodrigo Drable pontuou a alternativa que esta em curso para solucionar as carências da população. “Na última semana, o governador em exercício, Cláudio Castro, visitou Barra Mansa, acompanhado do deputado estadual Marcelo Borges. Na ocasião, reafirmou a entrega de 400 quatrocentas casas ainda este ano. O quantitativo é suficiente para atender as demandas dos moradores que residem em áreas ribeirinhas e de encostas”, destacou Rodrigo.
O prefeito ainda ressaltou a importância das medidas serem tomadas da maneira correta. “A pessoa está em uma área de risco, onde existe a reincidência de problemas. Entregaremos a unidade habitacional para essa família, mas ela tem que ser removida compulsoriamente. Faremos a remoção da família, a derrubada do imóvel e a reurbanização de toda a margem do rio. Sabemos que a pessoa não está ali porque quer, mas por falta de opção. Temos que oferecer a opção; dar a elas uma habitação digna com toda a qualidade possível e depois fazer a derrubada da casa”, frisou.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, relatou como esta sendo desenvolvida a parceria com a Defesa Civil em prol de sanar os problemas. “Há uma ação conjunta da Assistência com a Defesa Civil. Comparecemos as residências indicadas pela coordenadoria e fazemos o acompanhamento das famílias. Através de um atendimento sócio-assistencial, fornecemos o suporte aos afetados em suas necessidades. A Secretaria de Assistência tem promovido também a entrega de cestas básicas aos atingidos, mediante a avaliação feita após as enchentes na última quinta-feira”, destacou Ruthinha.
O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, pontuou o papel da coordenadoria. “A Defesa Civil atende a todas as solicitações de vistoria das casas. Posteriormente é feito o contato com a Secretaria de Assistência e indicado a localidade para a visitação”, informou Serginho.