Mutirão do Detran tem atendimento reduzido em Resende

0

RESENDE
Os cidadãos que buscaram atendimento para emissão da carteira de identidade na unidade do Detran em Resende, na manhã desta quarta-feira, 17, tiveram dificuldade para o serviço. O Detran-RJ definiu o plano de contingência para minimizar os efeitos das paralisações pontuais dos serviços de identificação civil no interior do estado e criou mutirões permanentes para unidades da capital e 10 municípios do interior, incluindo Resende. Os servidores vinculados a empresa Prol estão em greve, sem salário desde dezembro.
Para garantir o atendimento anunciado pelo órgão o mutirão previa a distribuição de 90 senhas diárias em cada posto, a partir das 7h30min. Ocorre que em Resende o posto do Detran funciona no interior do Shopping PatioMix Resende, situado na Avenida Dorival Marcondes de Godoy, nº 500, na Fazenda do Castelo. Por normas do condomínio comercial, as portas são abertas ao público somente a partir das 10h. Além disso, a direção do shopping comunicou não ter sido informada pelo Detran sobre o mutirão. Tal fato provocou a fila de usuários na porta do estabelecimento, desde as 6h30min, totalizando cerca de 40 pessoas.
Houve o temor entre os usuários de que servidores do posto de identificação civil não aderissem ao mutirão, uma vez que os usuários eram impedidos de entrar no shopping e aguardar diante do posto do Detran. Por sua vez, o Detran não enviou equipe de servidores do Rio de Janeiro para o mutirão e os atendentes do posto local também não haviam iniciado a distribuição das senhas no horário anunciado, conforme o órgão informou para a imprensa.
Na fila havia um cadeirante, idosos, mulheres com crianças de colo e muitos trabalhadores tentando realizar o serviço antes do expediente de trabalho. Por volta das 9h30min, após o princípio de confusão com os seguranças do PatioMix que faziam valer a orientação de liberar entrada somente de funcionários do shopping para os seus postos de trabalho, uma servidora do posto do Detran de Resende iniciou a distribuição de senhas. Do total de 90 senhas anunciadas, apenas 50 foram distribuídas. Isso porque uma servidora do setor de atendimento optou em manter a greve após não ter recebido o valor referente ao vale-transporte e alimentação. Com a mão de obra reduzida, o Setor de Identificação Civil diminuiu o total de senhas no atendimento. A demora e o medo de não ser atendido irritou os usuários. “É um absurdo toda essa espera, cheguei aqui às 6h20min porque disseram que era por ordem de chegada e as senhas seriam distribuídas às 7h30min. Desde o dia 2 venho tentando renovar minha identidade. Falta respeito, vou perder meu dia de trabalho”, disse o operador de computador, Luan Felipe, 18, morador do Surubi. O motorista Silvio Rodrigues, 47, levou o filho Matheus dos Santos Salles, 16, para tentar o atendimento na unidade e reclamou da demora. O adolescente que é cadeirante seguia do bairro Fazenda da Barra III na expectativa de conseguir o documento. “Há três meses tentamos retirar esse documento, pensamos em ir para Quatis, mas optamos vir no Detran de Resende e estamos esperando. Espero ter sucesso, deveria ser mais fácil esse acesso”, disse Silvio.

SILVIO levou o filho, Matheus, para tentar emitir a carteira de identidade

Com o início do expediente no shopping, às 10 horas, os usuários com senha entraram e foram atendidos. A direção do PatioMix informou que vai notificar o Detran sobre os procedimentos e horário de funcionamento para que evite transtornos aos usuários e clientes nos dias que ocorrerem os mutirões. A supervisão do Setor de Identificação Civil do Detran Resende informou que o limite de 90 senhas diárias no atendimento deve ser mantido a partir desta quinta-feira, 18, caso não ocorra falta de servidores e a promessa do pagamento do vale-transporte e alimentação aos trabalhadores.
DOCUMENTOS
Para a emissão da carteira de identificação, o cidadão precisa ir ao mutirão com uma certidão original e cópia: nascimento ou casamento. A certidão precisa ser a emitida mais recentemente. Os pedidos da primeira via da identidade são feitos de forma gratuita. Já os da segunda via precisam de pagamento de DUDA (código 500-2) no valor de R$37,15. Os participantes podem comprovar estado de vulnerabilidade social e conseguir a isenção da taxa. Os cidadãos que quiserem acrescentar o número do CPF e do PIS ou PASEP podem levar estes documentos originais para unir à identidade. Menores de 12 anos só podem realizar o serviço acompanhados de seus responsáveis.

O POSTO do Detran atendeu a demanda de usuários com senha

Deixe um Comentário