ANGRA DOS REIS
O turismo em Angra dos Reis segue em sua alta temporada, movimentando a cidade e a economia. Nesta quarta-feira, dia 8, o transatlântico Costa Pacífica fez seu desembarque no Cais de Santa Luzia, no Centro. Nesta temporada (novembro de 2019 a março de 2020), Angra está recebendo 43 transatlânticos.
Este foi o segundo e último desembarque de um cruzeiro no Centro de Angra, já que a grande maioria costuma desembarcar no Abraão. O navio italiano Costa Pacífica tem capacidade para 3.780 passageiros. Os turistas, muitos deles europeus e argentinos, movimentaram o Centro. Os passeios mais procurados foram os shoppings; os patrimônios culturais, principalmente as igrejas; além de praias do continente, como a Praia Grande; e as ilhas, como Cataguás e Botinas.
A capacidade dos navios varia bastante, chegando a até 5.429 passageiros. Além de aquecer o mercado local, os turistas garantem outras receitas importantes para a economia do município. Só de taxa de desembarque, por exemplo, cujo valor individual é de R$ 10,54, a prefeitura arrecada, em média, R$ 370 mil por mês.
Essa média é válida somente para os meses da alta temporada. O valor da taxa de embarque é totalmente reinvestido em turismo. “Além de movimentar a economia, os turistas que desembarcam no Centro têm a oportunidade de conhecer a cidade e muitos deles voltam depois com suas famílias. Esse eu acho que é o nosso maior ganho”, destacou Amanda Salazar, diretora de Promoção Turística do município.
A equipe da Fundação de Turismo de Angra (Turisangra) trabalhou reforçada na quarta-feira recepcionando os visitantes e prestando informações turísticas.