BARRA MANSA
Está formado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal de População em Situação de Rua (Composir). Composto por membros do Poder Público e da sociedade civil, a intenção é trabalhar visando a redução dos moradores em situação de rua. A instalação do comitê aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na noite de quarta-feira, 18.
Representando o Poder Público, a diretoria é composta por membros das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Ordem Pública, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Educação e de Governo. Já a Sociedade Civil pelas entidades Amor Exigente, Lar de Jesus, Grupo Acolher, Pastoral de Rua e Pastoral da Sobriedade.
O coordenador do Composir é Leomar Gomes. Ele disse que Barra Mansa hoje conta com cerca de 70 pessoas que fazem parte do grupo de população em situação de rua e a composição do comitê permitirá um trabalho com maior engajamento nesta causa. “A prefeitura, através do Centro Pop, já realiza um trabalho de identificação, abordagem e o acompanhamento de muitos desses casos. Com a união de força, junto à Sociedade Civil, temos certeza que esse serviço será ainda mais eficaz”, explanou, completando que no regimento interno do comitê do comitê, além de promover um momento de interação e de troca de experiências entre os membros.
Presentes na reunião estiveram a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, o conselheiro da OAB, Eduardo Linhares e o vereador Gustavo Gomes.