RESENDE
A 9ª edição da Feira do Livro de Resende (FLIR) começa nesta quinta-feira, dia 15 e segue até domingo, dia 18, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. A Feira, que é realizada pela Look Midia ficará aberta todos os dias das 9 às 21 horas, com entrada gratuita para os visitantes.
Com uma programação extensa, a FLIR tem como tema principal este ano “Literatura e Identidade”, celebrando a história e cultura do município.
Durante a feira, serão realizadas diversas atividades relacionadas ao tema, como palestras e exposições que abordam questões como identidade cultural e pertencimento, valorizando a história e a cultura de Resende e região. Para Amanda Elias, uma das organizadoras da FLIR 2023, a escolha do tema reflete a importância da literatura na preservação da identidade local. “A literatura é uma forma de expressão artística que nos permite acessar diferentes culturas e modos de vida, além de nos ajudar a entender e valorizar a nossa própria história e identidade. A FLIR 2023 será um espaço para refletir sobre essas questões e celebrar a literatura como uma ferramenta de transformação social”, afirma Amanda.
Ela explica que a FLIR será um ponto de encontro para escritores, educadores, artistas e público em geral, destacando a produção artística local e reunindo todos em um só lugar. Espaços temáticos dedicados a diferentes faixas etárias, incluindo crianças, jovens e adultos, irão envolver mais de 300 artistas. O evento contará com mais de 35 expositores, entre editoras, livrarias e sebos, que oferecerão descontos especiais e uma ampla variedade de produtos e serviços.
A Feira também apresentará diversas palestras, bate-papos e oficinas com temas variados no Auditório Literário. A Caravana da Ciência proporcionará um espaço de educação informal, permitindo que os visitantes tenham contato direto e animado com a ciência.
Os espaços culturais da Feira do Livro de Resende oferecem apresentações artísticas associadas à literatura, como música, dança, teatro e saraus no Palco Cultural. Já a Flirzinha, um ambiente lúdico, oferecerá contações de histórias, encontros com autores e apresentações infantis, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura nas crianças. Também haverá o Espaço Hip Hop e diversas exposições para ampliar ainda mais a diversidade cultural presente no evento.
CONVIDADOS ESPECIAIS
Estão na programação mais de 60 escritores de todos os estilos literários vindo de diversos lugares do Brasil para autografar e lançar livros no Espaço do Escritor, além dos convidados especiais reconhecidos nacionalmente, são eles: Bia Bedran, Ronaldo Santana, Clara Alves, Nath Finanças e Chris Fuscaldo. A programação e mais detalhes sobre os espaços podem ser encontrados no site oficial do evento www.feiradolivroderersende.com.
PATRONO
Para complementar, este ano foi escolhido como patrono homenageado o resendense Luiz Pereira Barretto, médico, cirurgião, filósofo, político, cientista, agricultor e jornalista, além de um idealista, humanitário, pioneiro e patriota. O cientista será o tema de uma exposição sobre sua vida e obra. “A escolha do patrono da FLIR é fazer a devida homenagem a este importante resendense que se projetou internacionalmente no final do século XIX, justamente no ano do centenário de sua morte. A expectativa é que a exposição atraia ainda mais o público para o evento, que já se consolidou como um importante ponto de encontro para escritores, leitores e profissionais do mercado editorial”, explica Amanda.
Além da exposição, no dia 16, às 18 horas, no Auditório literário da FLIR, Cristina Godoy e Marcos Cotrim, da Academia Resendense de História, vão apresentar um resumo de sua vida e obra, e algo do seu pensamento, que marcou a Primeira República no Brasil, com a palestra “Luiz Pereira Barretto – Um resendense cidadão do mundo”.