>
728x90 vacina (1)

5º festival de Curimba do Sul Fluminense reúne centenas de pessoas no Memorial Zumbi 

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Cerca de 800 pessoas se reuniram para assistir ao 5º Festival de Curimba do Sul Fluminense, realizado no último domingo (20). O evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que teve como tema ‘A Celebração da Cura’, foi realizado na arena cultural Memorial Zumbi, em Volta Redonda. O festival é promovido pelo coletivo Kekerê, do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), com o objetivo de premiar canções, letras e performances apresentadas pelos templos de Umbanda e Candomblé da região. 

Essa edição contou com a participação de artistas renomados no meio musical afro-religioso como Mestre Sapopempa, Roberto Ricci, Cantos du Ori e a Orquestra de Câmara do Grupo Lekê. Quatro categorias foram premiadas entre os nove terreiros participantes: Melhor Intérprete, Tema Livre, Tema Especial e Melhor Torcida. O júri foi composto pelos artistas participantes do evento e pelo defensor público federal, José Roberto Tambasco. 

Para o presidente da Comissão de Terreiros e Povos Tradicionais de Volta Redonda- Mojubá, André Rocha, a retomada do evento representa a união das casas de axé da região. “Estou emocionado em fazer parte de um evento que, por si só, mensura a representatividade do povo de terreiro. O que mais importa não é a festa, não é a comemoração, é a união das Casas. Está todo mundo nessa arena maravilhosa numa mistura de amor, de axé, de pensamentos bons, em uma só harmonia. O que andou ocorrendo nesses últimos anos nos afastou. Hoje, nós estamos aqui firmes e fortes. O povo do Axé é merecedor desse evento. Que fique registrado o que o pai Sid conseguiu realizar reativando um evento como esse pós-pandemia”, comentou.

Os ganhadores receberam um troféu personalizado do evento. O 1º lugar da categoria ‘Tema especial’ foi contemplado com três atabaques artesanais, produzidos pela marca Instrumentos Pilados. Confira o resultado da premiação:

Tema livre

1º lugar: Tenda Espírita Vó Cambinda e Tia Chica

2º lugar: Centro de Caridade Caboclo Ventania

3º lugar: Tenda Espírita Cigana

Tema Especial


1º lugar: Tenda de Caridade Caboclo Ventania

2º lugar: Tenda Espírita Vó Cambinda e Tia Chica

3º lugar: Ilê Axé Ogum Yemonja Ati Ossosi

Melhor Intérprete

Tenda de Caridade Caboclo Ventania

Melhor torcida

Tenda de Caridade Caboclo Ventania

Feira das Marias movimenta a economia criativa

O evento contou com a Feira das Marias com a comercialização de produtos artesanais como doces caseiros, acessórios, roupas, utensílios e artigos religiosos. A feira foi promovida por um dos coletivos do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), o Grupo das Marias, reunindo nove expositores: Rainha da Macadâmia, AfroOri, Cristais de Ogum, Flor de Jurema, Brilho Doce, Muy Bueno, Ateliê Folhas da Jurema, Grupo das Marias e Arte em Fé. Durante a Feira das Marias, aconteceu o ‘Live Painting’, com os artistas plásticos Lude Vilarinhos, Rômulo Thomaz, Isadora Brum e Lorena, produzindo ao vivo.

“Após dois anos de isolamento social, tivemos a benção das vacinas que estão nos permitindo retomar à vida. Esse festival tem um sabor especial porque é a Celebração da Cura, a cura do corpo, a cura da alma e a cura política, que entendo também como cura. Quando a gente consegue vislumbrar horizontes com liberdade de expressão, com políticas que realmente vão coibir esse racismo tão escancarado, estimulado, coibir a LGBTfobia, coibir a intolerância religiosa. Agora a gente começa a acreditar em leis que proíbam, que comecem a apertar todo o tipo de preconceito. Nós pedimos e agradecemos ao nosso Divino Pai, ao Divino Sagrado, aos Orixás, Inkices e Voduns da cura por terem nos permitido receber essas vacinas. E ao mesmo tempo entendemos o propósito que nós temos: com o corpo e mente sã, que lutemos para que tenhamos igualdade e equidade para todos nessa estrutura social tão comprometida” destacou a ialorixá dirigente do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, Mãe Célia Morais.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos