VOLTA REDONDA
A 1ª edição do Construa Sul Fluminense, realizada na noite de sexta-feira, dia 8, no auditório da Biblioteca Municipal de Volta Redonda, foi marcada pelo alto nível dos debates. Realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que é a idealizadora, o evento aconteceu simultaneamente à Feira Morar e Construir, reunindo dezenas de empresários, profissionais e estudantes da construção civil, que puderam compartilhar conhecimentos e explorar as principais tendências e práticas inovadoras do setor. O evento contou com o patrocínio da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Caixa Econômica Federal e o apoio da Prefeitura de Volta Redonda.
A presidente do Sinduscon-SF, Elissandra Candido, anfitriã do evento, celebrou a iniciativa e seu impacto no fortalecimento do ecossistema da construção civil no Sul Fluminense. “O Construa Sul Fluminense foi idealizado para impulsionar a inovação e a colaboração em nosso setor, oferecendo um espaço para troca de conhecimento e desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do mercado local e contribuam para o crescimento da nossa região”, afirmou Elissandra.
Entre os destaques do evento, painéis conduzidos por especialistas ofereceram visões sobre temas essenciais para o futuro da construção civil. O painel “As Perspectivas da Construção Civil para 2025”, apresentado por Marcelo Gonçalves, Sócio Diretor da Brain Inteligência Estratégica e Diretor de Relações Institucionais da ADEMI-PR, trouxe dados e projeções sobre as tendências do setor para os próximos anos. Na sequência, o sócio-fundador da Gadioli Branding, Cassiano Cipolla, destacou as principais tendências e estratégias de vendas no marketing imobiliário utilizando IA, em uma discussão voltada à adaptação digital para promover maior eficiência nas vendas de imóveis.
Os demais painéis foram: “Excelência em Governança e Qualificação de Fornecedores”, com a diretora Executiva de Jurídico e Sustentabilidade da Cyrela, Rafatella Carvalho, que enfatizou a importância da governança corporativa e da qualificação de fornecedores para garantir uma cadeia produtiva mais responsável e sustentável. Na área de sustentabilidade, Natália Xavier, responsável pelos comitês de sustentabilidade e gestão de riscos da MP Construtora, apresentou o painel “Sustentabilidade na Construção Civil: Desafios e Oportunidades”, discutindo práticas e inovações que promovem a sustentabilidade no setor.
A discussão sobre liderança também teve papel central, com o painel “Estratégias para o Desenvolvimento de Lideranças na Construção Civil”, apresentado por Ayrton Sérgio Rochedo Ferreira, Consultor Empresarial e integrante do CBIC Jovem, que compartilhou insights sobre a formação de novas lideranças. O empresário Caio Costa Lima elogiou a iniciativa: “Parabenizo os organizadores pela realização deste evento. Está sendo muito enriquecedor, com muitos dados importantes para fomentar o desenvolvimento da nossa região. Este evento já é um sucesso!”, disse a vice-Presidente de Responsabilidade Social da CBIC e moderadora do debate, Ana Cláudia Gomes, que conduziu o encerramento com uma discussão sobre a preparação de novas lideranças para o setor, ao lado de Ana Andrade e Gustavo Cornelli, membros do CBIC Jovem. “Precisamos investir no desenvolvimento da próxima geração de líderes da construção civil, fomentando a inovação e a responsabilidade social. Esses são os profissionais que transformarão o futuro do nosso setor”, ressaltou Ana Cláudia.
Com dezenas de empresários, estudantes e profissionais reunidos, a primeira edição do Construa Sul Fluminense encerrou-se com grande entusiasmo e perspectivas de expansão para os próximos anos, fortalecendo ainda mais o setor da construção civil e a economia da região Sul Fluminense.