VOLTA REDONDA
Visando fazer memória das lutas e iniciativas em prol do Meio Ambiente no Santa Cruz e Voldac, em Volta Redonda, incentivar a população a fazer turismo ecológico nos dois bairros e a reciclagem, um grupo de mulheres, além de entidades, como a Comunidade Santa Cruz, Cooperativa Cidade do Aço, Comitê de Lutas Sul Fluminense e Fórum dos Movimentos Populares VR, estão convocando a população para participar, neste sábado, dia 8, da 1ª Caminhada “Lixo Zero”. O ato terá inicio às 8 horas, com concentração na Avenida dos Ex-Combatentes e encerramento no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no Santa Cruz.
Os organizadores lembraram que, Santa Cruz e Voldac dispõem de importantes áreas ambientais e locais que cuidam do meio ambiente, como o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, Pedreira da Voldac, além de cooperativas de materiais recicláveis. Lembraram que na Pedreira da Voldac está sendo construído um ponto de interesse geológico associado à biodiversidade. Por isso, o local deve ser preservado e muito cuidado.
Dislene Maria de Oliveira Lotes, uma das organizadoras da caminhada, informou que tem também as cooperativas de materiais recicláveis, com um valor muito poderoso na luta contra a poluição e as mudanças climáticas. Destacou ainda que é um privilégio dos moradores desses bairros terem importantes áreas que atraem muitos ambientalistas. “Nessa caminhada queremos mostrar a importância de desfrutarmos, com consciência e cuidado, de todas as belezas naturais que temos perto de nós”, concluiu Dislene.