Zoológico Municipal de Volta Redonda recebe casal de jacarés

0

VOLTA REDONDA

O plantel de animais do Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) ganhou mais dois moradores. Um casal de jacarés-de-papo-amarelo chegou ao local nesta segunda-feira, dia 6, vindos de um criadouro de jacarés localizado no distrito de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Jadiel Teixeira, o criadouro estava destinando os animais e o zoológico tem a disponibilidade e espaço adequado para recebê-los. “Os animais são jovens e autorizados pelo Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) a virem para o zoológico. Estão recebendo acompanhamento veterinário e a adaptação será fácil. Com a chegada desse casal, teremos três jacarés no total, todos do papo amarelo”, explicou Jadiel Teixeira.

Medindo cerca de três metros cada um, os jacarés passarão pelo período de quarentena da exposição no próprio recinto que vão ficar, recebendo todo o acompanhamento das equipes do zoológico. Atualmente o Zoo-VR, que é o único público e gratuito do interior do estado, conta com 107 répteis, de oito espécies diferentes. No total, são 320 animais divididos entre aves, mamíferos e répteis.

Obras

Enquanto os animais recebem seus cuidados diariamente, as obras de reforma do zoológico municipal estão praticamente concluídas. De acordo com a SMMA, faltam apenas alguns acabamentos que serão feitos no período próximo à reabertura do local, que se encontra fechado para colaborar com o isolamento social necessário durante a pandemia do novo coronavírus.

Uma das novidades do novo zoológico é o recinto de Imersão, que já recebeu as primeiras aves. O espaço foi criado para que os visitantes tenham contato direto com os animais.  “Estamos tornando o zoológico, que é um xodó da nossa cidade, em um zoo mais moderno e aliado aos preceitos dos novos zoológicos pelo mundo. É muito importante essa aproximação da população com a natureza e, após esse período de pandemia, os visitantes terão um novo espaço de lazer com muitas melhorias”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

O ponto principal de toda reforma no zoo foi a adaptação dos recintos para melhorar a qualidade de vida do animal e facilitar o cambiamento, manejo dos animais pelos tratadores. Mesmo fechado, o local continua passando por serviços de manutenção, como pintura e paisagismo, e o parque infantil foi revitalizado, ganhou brinquedos especiais para cadeirantes, e a área de piquenique também foi reformada.

error: Conteúdo protegido !