VOLTA REDONDA
O Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) vai funcionar normalmente durante o Carnaval de 2025. O espaço, administrado pela prefeitura, oferece diversas atrações para toda a família: parque com brinquedos, espaço para piquenique, recinto de imersão, que proporciona maior proximidade com os animais, área verde e o recém-inaugurado meliponário, que abriga abelhas nativas sem ferrão.
O Zoo-VR funciona de terça a domingo, das 8 horas às 16h30min, com entrada gratuita. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenção e para a pescaria da “Melhor Idade” no lago.
Segundo o diretor do zoológico, o biólogo Jadiel Teixeira, a expectativa é que cerca de sete mil visitantes passem pelo local durante o feriado de carnaval. “A maioria dos visitantes nesse período é de Volta Redonda. Muitas famílias aproveitam esses dias de folga para passear, e o Zoo consegue oferecer um clima arborizado, ideal para o contato com a natureza e para um breve descanso da paisagem urbana. No ano passado, tivemos uma excelente visitação, e esperamos que os números se repitam nos quatro dias de carnaval”, disse o diretor.
Programa de reabilitação
O Parque Zoológico Municipal conta com um programa de reabilitação e reinserção de animais silvestres à natureza, oferecendo tratamento médico-veterinário adequado.
“Primeiro, é feita uma avaliação física e comportamental para, em seguida, encaminhar o animal à reabilitação, onde ele receberá o tratamento necessário. Após o tratamento e o período de quarentena, o animal pode voltar à natureza. A soltura ocorre sempre em áreas de proteção ambiental e de ocorrência da espécie, onde ele terá acesso à comida e estará longe de casas e de pessoas”, explicou Jadiel Teixeira.
Hóspedes do Zoo
O diretor do Zoo-VR reforçou ainda que os animais abrigados no Parque Zoológico Municipal não podem mais ser reintroduzidos no ambiente natural, seja por portarem sequelas físicas ou psicológicas, causadas pelo longo período em que foram mantidos de forma inadequada por pessoas ou em locais não habilitados, ou ainda pela falta de ambiente natural adequado, dependendo da espécie.
Algumas das espécies que mais chamam a atenção dos visitantes são os felinos, atualmente, há duas onças-pardas, uma onça-pintada e dois tigres (sendo um idoso). Cada categoria de mamífero vive separada em seus respectivos recintos.



