Zonas eleitorais fazem inseminação e lacração das urnas eletrônicas

Por Carol Macedo
a voz da cidade

SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA

Desde o dia 21 deste mês, até 3 de outubro o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está realizando a cerimônia de inseminação e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano. Ao todo no Estado serão inseminadas 38.698 urnas eletrônicas, das quais 4.675 (12%) de contingência, ou seja, para utilização em caso de eventual necessidade de substituição. O procedimento está ocorrendo nos 27 polos de cargas de urnas eletrônicas no estado do Rio, sendo 19 no interior e oito na capital.

O trabalho de inseminação das urnas consiste em alimentar os equipamentos com as informações sobre eleitores e candidatos. O procedimento é aberto ao público e deverá ser acompanhado por juízes eleitorais, promotores de Justiça, integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de representantes de partidos, coligações e candidatos.

Nesta sexta-feira  acontecerá a inseminação das urnas de abrangência da 94ª Zona Eleitoral de Barra Mansa, a partir das 9 horas. Já foram feitas pela 91ª Zona Eleitoral, também do município e 198ª e 31ª (Resende) e 183ª (Porto Real).

SAIBA COMO SERÁ A VOTAÇÃO BIOMÉTRICA NO ESTADO

Em muitas cidades da região o cadastramento por biometria ainda não foi obrigatório para estas eleições, porém, os eleitores que tiveram a biometria aproveitada a partir do banco de dados do Detran poderão ser identificados pelas digitais no dia da votação. Foram habilitados 2.317.194 eleitores para votar com identificação biométrica no estado do Rio de Janeiro. Além disso, devido a um convênio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Detran-RJ, cerca de 4,6 milhões de eleitores fluminenses que constam no banco de dados de identificação civil (carteira de identidade) do órgão de trânsito também poderão ser identificados pelas digitais no pleito de outubro.

Em caso de eventual ausência ou divergência, no caderno de votação, da foto de eleitor cujos dados foram compartilhados pelo Detran-RJ com a Justiça Eleitoral, o mesário dará prosseguimento normal ao processo de votação, anotando a ocorrência na ata da seção eleitoral, para posterior informação ao TSE.

Ninguém será impedido de votar em razão do não reconhecimento da biometria, hipótese em que a habilitação ao voto ocorrerá manualmente pelo mesário, por meio da digitação do ano de nascimento do eleitor. Os eleitores que não fizeram a biometria, mas não estão com o título cancelado ou suspenso, também poderão votar normalmente neste ano. O eleitor pode consultar sua situação eleitoral em www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral.

O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, já que cada pessoa possui impressões digitais únicas.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos