Zona Rural tem valorização e cuidado, afirma Prefeitura de Resende

0

A Zona Rural de Resende foi uma das maiores beneficiadas com o processo de renovação da frota implantado pela atual gestão. É o que afirma a prefeitura, que explica que são mais de 700 quilômetros de estradas vicinais de terra, que se espalham por todo território do município e são fundamentais para garantir o acesso de moradores e turistas, além da escoação da produção agrícola e pecuária.

Em nota, a prefeitura explicou que com novo maquinário, os trabalhos de manutenção e socorro estão mais ágeis, beneficiando um importante setor para o desenvolvimento  econômico da cidade. Além disso, nos últimos três anos a Prefeitura vem fazendo a recuperação ou renovação total das pontes que cortam estas estradas.

“Além disso, o cuidado com as famílias do campo podem ser percebidas com as diversas obras e projetos tocados especialmente nas áreas rurais. Um exemplo foi a região da Serrinha do Alambari, que ganhou uma  nova quadra poliesportiva e um pórtico. Conhecida pelas belezas naturais, a Serrinha também passará a contar com um CAT (Centro de Atendimento ao Turista). A Vila Vargem Grande teve o módulo de saúde da família reformado, assim como houve melhorias no Programa de Saúde da Família de Engenheiro Passos”, garante.

O distrito também teve a inauguração de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e vai ganhar uma base do SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência). Outra importante ação é a reforma da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, que vai se tornar um importante polo cultural e gerador de renda.

“A vila mais famosa da região passou a contar com um posto de saúde funcionando 24 horas e ganhou uma nova creche, que era aguardada há décadas pelos moradores. Da mesma maneira, a Prefeitura iniciou as obras na escola do Rio Preto. Além disso, o atual governo conseguiu recursos para adquirir nove ônibus do projeto “Caminho da Escola”, que facilitam o acesso à escola por crianças que moram em localidades distantes”, completou a nota.

Valorizada, produção aumenta

Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promove ao longo do ano diversas atividades para interligar e valorizar a produção rural. Os destaques são os torneios leiteiros e curraleiros, que unem produtores dos diversos distritos e vilas da cidade.  Com isso, o rebanho do gado, que atualmente está estimado em 46.980 cabeças, aumentou de 5% a 9%, nos últimos anos. Para se ter ideia da importância do setor, Resende produz cerca de 23 milhões de litros de leite por ano.

“A Prefeitura também busca fornecer condições importantes para alavancar a economia no setor, tais como: promoção de campanhas de vacinação para os animais; torneios leiteiros; palestras; e outros eventos direcionados aos produtores rurais”, finaliza.

Deixe um Comentário