XVIII Festival de Teatro de Resende tem início neste fim de semana

0

RESENDE

Tem início neste sábado, dia 19, o XVIII Festival de Teatro de Resende (Fester). Pela primeira vez na história, o Parque das Águas, além de receber a peça convidada para a abertura, será palco de dez espetáculos infantis e adultos selecionados nesta edição. A famosa mostra de peças teatrais, que acontece anualmente, tem entrada gratuita. Os interessados terão acesso ao espaço do festival conforme a ordem de chegada.

O Fester que é promovido pela Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) segue até quinta-feira, dia 24.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que o Festival de Teatro de Resende é um evento de grande repercussão nacional, que vem marcando a trajetória artístico-cultural da cidade há 18 anos. “O tradicional Fester é o patrimônio vivo da nossa cultura, em constante movimento, que incentiva os novos talentos e traduz o mundo mágico das companhias teatrais. O objetivo é levar alegria ao coração do povo resendense, além de conhecimento cultural, com as produções envolvendo artistas de vários lugares e cenários encantadores. Toda a estrutura da mostra está sendo preparada para que a população tenha acesso gratuito, fácil e seguro às peças do festival no Parque das Águas, que virou um importante palco de manifestações culturais ao ar livre da cidade”, frisou.

O presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, acrescentou que a realização da XVIII edição do Fester é um compromisso do governo de manter os grandes eventos culturais no calendário artístico da cidade, lembrando que as peças desta edição foram selecionadas cuidadosamente. “Existe uma tradição teatral no município, que se mantém viva por meio dos grupos e artistas resendenses. Além disso, há um público ávido por assistir os espetáculos de todo o País. Nesta edição, dos 77 trabalhos inscritos a partir de edital publicado no site oficial da Prefeitura Municipal, 10 foram escolhidos pelo júri. No processo, duas peças de Resende – uma infantil e outra adulta – foram selecionadas para participar do festival”, reforçou.

PROGRAMAÇÃO

A apresentação de abertura ‘O Mágico de Oz’ será no sábado, dia 19, sábado, às 18 horas, por meio do programa ArcelorMittal Cultural – Arte que Transforma. O musical é o último da série de sete peças do projeto desenvolvido desde maio, no Parque das Águas, a partir de parceria firmada pela Prefeitura. A peça teatral, inspirada no clássico da literatura infantil, foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do Ministério da Cidadania e do grupo mineiro Cyntilante Produções, de Belo Horizonte. O espetáculo ‘O Mágico de Oz’ tem duração aproximada de 40 minutos, com classificação indicativa livre.

No domingo, dia 20, às 10 horas, será a vez da peça teatral ‘Casulo’, da Cia. Arte-Móvel de Teatro, de São Paulo. O espetáculo, com duração de cerca de 55 minutos, possui classificação livre. No mesmo dia, às 20 horas, o elenco do Grupo ‘Risco de Teatro’ – proveniente de Itajaí, em Santa Catarina – se apresentará com peça ‘Rinha’. O documentário possui em torno de 50 minutos de duração, com classificação indicativa a partir de 14 anos de idade.

Já na segunda-feira, dia 21, às 10 horas, o clássico infantil ‘Era uma vez um tirano’ será encenado pela Cia. Cere, de São João de Meriti, no Estado do Rio de Janeiro. Com classificação livre, o espetáculo tem duração de uma hora. Às 20 horas do dia 21, o grupo carioca ‘Ciclomáticos Cia. de Teatro’ estará no palco com a peça ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’. Com a classificação a partir de 12 anos, será aproximadamente uma hora de apresentação.

Na terça-feira, dia 22, às 10 horas, a peça teatral ‘Nosso Grande Espetáculo’ será apresentada pelo grupo ‘Adorável Companhia’, de Guapimirim, do Estado do Rio. Serão cerca de 50 minutos de duração, com indicação classificatória livre. Às 20 horas da mesma data, a peça ‘Estamos em obras’ será encenada pelo grupo fluminense ‘Coletivo Sala Preta’, de Barra Mansa. A classificação do espetáculo, com duração de 60 minutos, é livre.

Na quarta-feira, dia 23, às 10 horas, será encenado o espetáculo ‘Pelos Quatro Cantos do Mundo’, pela Cia. Teatral Milongas, do Rio de Janeiro. A classificação da peça, com duração aproximada de 50 minutos, é livre. No mesmo dia, 20 horas, a atração é a peça ‘As Presepadas de Damião’, com o grupo ‘Damião e Cia.’, oriundo da cidade paulista Campinas. A duração da peça é de 70 minutos, com classificação livre.

No último dia de festival, na quinta-feira, dia 24, às 10 horas, a peça será ‘Dom Quixote, e agora?’, releitura da história do engenhoso fidalgo, com o grupo ‘El Educação Inteligente’, de Resende. O espetáculo, que une ficção com realidade e tem duração de 30 minutos, é indicado para todos os públicos. Às 20 horas a Cia. de Teatro Pé Direito encerrará o festival com a peça ‘Voo Rasante às Seis’”. A apresentação, que dura cerca de 50 minutos, tem classificação a partir de 14 anos.

 

Deixe um Comentário