XVII Festival de Teatro de Resende leva espetáculos locais e nacionais para diversos bairros

0

RESENDE

Até o próximo domingo, o público poderá se divertir com a programação do XVII Festival de Teatro de Resende (Fester). Ao todo, oito espetáculos teatrais serão encenados ao ar livre, além de diversas oficinas. Este ano, companhias do Rio de Janeiro e de Resende participarão do Festival, considerado um dos mais importantes do Estado do Rio.

Segundo a Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda (FCCMM) a grande novidade desta edição, é que, ao contrário dos anos anteriores, as apresentações do Festival de Teatro de Resende vão acontecer em diferentes pontos do município para facilitar o acesso de toda a população à arte e à cultura. Entre eles, estão localidades da zona rural, como Vargem Grande, Engenheiro Passos, Fumaça e Serrinha, além de espaços públicos situados no perímetro urbano, como as Praças do Centenário e da Matriz, além dos Parques das Águas e Tobogã, entre outros.

A seleção dos espetáculos foi realizada por uma comissão julgadora composta por três profissionais especializados em Artes Cênicas e Visuais, que avaliaram os aspectos e características de cada grupo, de acordo com as modalidades propostas. As apresentações públicas tiveram início no último dia primeiro e segue até o próximo dia 09, sendo que nos dia 3 e 5 não haverá apresentações e sim oficinas, que acontecerão no Espaço Z, situado nas esquinas da Rua Pintor Nunes de Paula com a Avenida Gustavo Jardim, no Centro da cidade.

A presidente da Fundação, Denise Assis, salienta que, este ano, um dos grandes objetivos do Fester é fomentar a formação de plateias em espaços abertos e também na zona rural. “Por isso, a iniciativa de levar para essas comunidades espetáculos que prometem encantar o público, como “João e Maria na Perna de Pau”, “Essas Mulheres…” e “Uma Mala para Dois Palhaços”, que serão encenadas em Vargem Grande, Fumaça e Serrinha, por exemplo”, disse Denise lembrando que o teatro tem um papel fundamental para despertar o interesses pela cultura e a arte, principalmente na infância e na adolescência.  “Desde o último final de semana, nossa cidade está respirando cultura, com oportunidade para todos os públicos. O festival não tem caráter competitivo e que todos os grupos/companhias que se apresentarem na mostra receberão um prêmio de participação, cujo valor está fixado em R$ 5 mil (espetáculos nacionais) e R$ 2.500 (espetáculos locais)”, informa.

MAIS UM ESPETÁCULO

O público de Resende será brindado com mais um espetáculo, além dos sete que já estavam previstos para se apresentar no FESTER 2018. É a peça “Anamnese”, de Resende, que acaba de ser incluída na programação, aumentando para oito o número de espetáculos que participarão do festival, e para 16 o total de apresentações, já que cada peça será encenada duas vezes. De acordo com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, diferente das demais, que serão encenadas em espaços abertos, visando facilitar o acesso de todos os públicos, “Anamnese” será apresentada às 15 horas e às 19 horas, no palco do Espaço Z, no Centro da cidade.

PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS 

Quarta-feira, dia 05

Espetáculo: “Anamnese”, de Resende

15 horas e 19 horas – no Espaço Z

Quinta-feira, dia 06

Espetáculo: “Cirquinho”, de Resende

10 horas – Em frente a Escola Municipal Dr. Jorge Miguel Jayme, Rua 1, na Vila Isabel/Contorno

16 horas – Praça do Centenário, no Centro Histórico de Resende

Sexta-feira, dia 07

Espetáculo: “João e Maria na Perna de Pau”, do Rio de Janeiro

10 horas – Praça da Serrinha do Alambari

15 horas – Praça São Pedro, no bairro Surubi

Sábado, dia 08

Espetáculo: “O Casamento Suspeitoso”, de Resende

10 horas – Lote 10, no distrito de Visconde de Mauá

16 horas – Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso

Domingo, dia 09

Espetáculo: “Flor da Memória”, de Seropédica/RJ

10 horas – Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco

16 horas – Praça da Igreja São Benedito, no distrito de Engenheiro Passos