XTERRA movimenta Costa Verde no fim de semana

0

Maior festival de esportes off-road do mundo atinge marca expressiva na abertura da temporada brasileira de 2018 e lança Aquathlon para comemorar, e a 14ª etapa do XTERRA no Brasil será inaugurado com um grande feito, a centésima edição do consagrado evento esportivo em território brasileiro. E nesse fim de semana, na bela região da Costa Verde, em Mangaratiba, o XTERRA Costa Verde reunirá cerca de 2,5 mil atletas competindo em modalidades como Trail Run (dez quilômetros ou 21,5 quilômetros), Swim Challenge (1,5 quilômetro e três), Triathlon, Kids (para crianças de um a 13 anos) e a inédita Aquathlon, em comemoração à edição número 100 brasileira.

As vagas do Aquathlon, que conta com um quilômetro de natação e cinco de corrida, esgotaram-se em apenas duas semanas de inscrições abertas, o que gerou a abertura de um lote extra de vagas. A competição é habitual em países como França e Estados Unidos e chega como a única prova do estilo off-road no Brasil. Foi criada para atender a necessidade de atletas que desejam realizar mais de uma modalidade de uma só vez, mas não possuem uma bike apropriada.

As competições de Triathlon e Swim Challenge serão em horários diurnos, diferente do último ano. A alteração foi elaborada tendo como base o feed back de competidores frequentes, que inspiraram uma pesquisa direcionada por parte da organização do XTERRA. A distância mínima da Trail Run foi aumentada para dez quilômetros para estender ainda mais o tempo de emoção dos corredores e a vivência no clima das montanhas.

Sobre o XTERRA

O XTERRA nasceu em 1996, no Havaí, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. A partir de então, se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa e África. No Brasil, o XTERRA começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a modalidade de triathlon, com aproximadamente 300 participantes.
Uma das etapas do circuito no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTERRA World Championship, que acontece na Ilha de Maui, no Havaí e reúne os melhores atletas do mundo. O XTERRA Brazil, que acontecerá em maio, em Ilhabela, é válido pelo XTERRA Pam Am Tour e distribuirá 50 vagas para os melhores triatletas por faixa etária, masculino e feminino, além dos profissionais, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial. 800 competidores de 32 países disputam a primeira colocação geral em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico do arquipélago norte-americano.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !