XTERRA Agulhas Negras: Maior competição de aventura do planeta será disputada em Visconde de Mauá

0

RESENDE

O esporte de aventura e a conscientização ambiental estarão lado a lado neste fim de semana em Visconde de Mauá. A região serrana resendense sedia amanhã e domingo, dia 14, uma etapa do XTERRA, que é um dos mais importantes eventos esportivos de aventura do mundo. Será a primeira vez que a região receberá o evento que surgiu em 1996 no Havaí (EUA) e hoje é disputado em 42 países, com mais de 300 etapas ao ano. No Brasil, o XTERRA começou a ser disputado no ano de 2005, em Ilha Bela (SP).

O XTERRA Agulhas Negras, que terá inclusive prova noturna, contará com a participação de 1,1 mil atletas divididos em provas de Duathlon, Trail Run, Mountain Bike e ainda a Corrida Kids para crianças de com idade entre um e 14 anos.

A arena de competição que começou a ser montada na última quarta-feira já está pronta e os primeiros competidores começaram a chegar a Visconde de Mauá na manhã de ontem. Os kits de competição começarão a ser entregues no sábado, dia 13, das 8 às 18h30min e no domingo, dia 14, das 8 às 9 horas. As provas terão início às 9 horas.

SUSTENTABILIDADE

Considerado um dos dez principais destinos turísticos para 2019, a realização do XTERRA Agulhas Negras em Visconde de Mauá terá como destaque a preservação da riqueza ambiental da Serra da Mantiqueira. Esta garantia junto aos organizadores foi uma das exigências da Mauatur para que o impacto ambiental seja o mínimo possível na área de realização do evento.

Para isso, ficou acertado que não será permitido o uso de descartáveis pelos atletas durante as disputas das provas. Os pontos de hidratação serão substituídos por pontos de abastecimentos onde cada atleta terá que levar seu próprio recipiente. Tudo isso para preservar o ecossistema.

Além disso, no final de cada prova uma equipe contratada pela organização do evento, denominados ‘Anjos’, estará responsável pela limpeza e minimização dos impactos em cada percurso. Já na segunda-feira, dia 15, será realizada uma vistoria nas trilhas com o apoio da guarda ambiental de Resende para certificar-se sobre a limpeza do percurso de competição.

O regulamento prevê ainda que qualquer atleta flagrado jogando lixo no chão poderá ser desclassificado do evento e proibido de competir em outras etapas do XTERRA.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !