XIII Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião acontece neste sábado em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Cantorias de fé, devoção e homenagens ao menino Jesus. Esses são os pontos altos de mais um tradicional encontro de Folia de Reis e São Sebastião que acontece neste sábado na Praça Marcello Fonseca Drable na Água Comprida em Vila Nova, em Barra Mansa. A realização é da Fundação de Cultura.

A 13ª edição do evento acontece a partir das 14 horas com entrada franca. A jornada conta com a participação de mais de 200 foliões de diversos grupos locais e municípios vizinhos.

Os integrantes dos grupos de reisados usam uniformizados com cores vibrantes e exibem com orgulho os estandartes que remetem à cidade de origem, com performances variadas. Ao som de instrumentos característicos das Folias de Reis, como sanfonas, violões, cavaquinhos e pandeiros, o encontro emociona o público presente.

O evento segue em devoção a São Sebastião, com visita às casas com entoação de músicas populares, até 20 de janeiro, quando é comemorado o dia do padroeiro do município.

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, as Folias de Reis, a exemplo de outras manifestações que ocorrem em todo o estado e país, expressam a valorização e preservação da cultura popular. “Esse é um encontro que acontece há mais de uma década. As Folias de Reis são uma das mais importantes manifestações da cultura popular. É importante ter esse encontro realizado de forma periódica e continua porque a tradição só se estabelece a longo prazo, atravessando gerações. É importante ter esse encontro realizado de forma periódica e continua. É uma manifestação potente”, destacou Bravo.

O Encontro de Jornadas de Folia de Reis e São Sebastião foi instituído no calendário cultural do município através da Lei 4.1567/2013, que integra o Sistema Municipal de Cultura de Barra Mansa – SMCBM, Lei 4.602/2016, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa.

 

 

error: Conteúdo protegido !