Workshop dá início ao Programa Cidades Empreendedoras

0

Angra dos Reis

Nesta semana o Sebrae/RJ realizou a primeira reunião com o Comitê Gestor do Programa Cidades Empreendedoras em Angra dos Reis. A analista da gerência de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Flavia Guedes Gonçalves, realizou um workshop de alinhamento com o comitê, que é formado por secretários municipais, representantes do Sebrae, e outras lideranças do município.  Ainda na reunião, foi feito o Diagnóstico do Ambiente Empresarial de Angra dos Reis, ação inicial para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial na cidade.

Para o coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, a parceria com a Prefeitura será muito positiva para o município. “A participação de cada funcionário público designado é de extrema importância para o sucesso deste programa. A iniciativa destes colaboradores é fator decisivo para o fortalecimento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento econômico do município, através do fortalecimento das micro e pequenas empresas”, afirma.

O ex-prefeito de Três Rios e embaixador do Programa, Vinícius Farah, que por duas vezes venceu o prêmio Prefeito Empreendedor, foi um dos coordenadores da reunião que dá início à primeira fase do programa e será finalizada em dezembro. Até lá estão previstas reuniões mensais de acompanhamento, consultorias e levantamento de evidências. Todos os integrantes do Comitê Gestor poderão acompanhar a evolução do município no Programa através da ferramenta de Gestão e Monitoramento, cujo acesso será disponibilizado pelo Sebrae/RJ.

O programa é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro – Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro D’Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.

Em formato de ‘game’, os municípios estão competindo em tempo real na implantação de políticas públicas que promovam a desburocratização e a simplificação da abertura de novos negócios e o aumento da participação das micro e pequenas empresas locais nas compras governamentais, entre outros. No final, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.08

Deixe um Comentário