Waldeck Carneiro se reúne com representações em cidades da região

0

SUL FLUMINENSE

O deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) cumpriu agenda em cidades da região nesta quarta-feira. Ele se reuniu com diversas representações em Volta Redonda, Barra Mansa e Resende. O objetivo seria consolidar as lutas que foram abraçadas por ele no processo de construção de sua campanha em 2014, onde o Sul Fluminense se constituiu com uma grande base, conseguindo reunir diversos coletivos que criaram um conjunto de pauta e agendas, resultando em compromissos assumidos pelo parlamentar.

“Tirando a Região Metropolitana, a outra região que mais estou presente é o Sul Fluminense, desde o início da legislatura. Estamos tentando honrar os compromissos assumidos. Citou a Frente Parlamentar de Economia Popular Solidária na Alerj. Nos encontramos com representantes do setor em Volta Redonda hoje. Como presidente da frente, que herdei da ex-deputada Inês Pandeló, temos feito várias ações voltadas para o setor como audiências públicas nos municípios em Volta Redonda e Resende, por exemplo, participando de fóruns estaduais, estimulando governos municipais que tenham sua própria economia solidária, que as câmaras votem leis que favoreçam o setor, conseguimos aprovar na Alerj a lei que institui um Fundo de Fomento a Economia Solidária, foi aprovado um Plano Estadual de Economia Solidária, no âmbito do conselho estadual, da qual faço parte”, enumerou o deputado.

A economia solidária é constituída por diversos coletivos, os que estão na agricultura familiar, artesãos, catadores de material reciclável, cooperativas, bancos populares, outros. “Tudo isso constitui no estado um eixo da economia. Muitas vezes as pessoas têm a visão que é apenas um conjunto de feiras, mas é além, representa formas das famílias se auto-organizarem para produção do sustento, baseado no associativismo e preço justo. Além de ser um nicho que gera trabalho e renda, propõe à sociedade uma reflexão nova sobre a economia, um setor possível”, explicou Waldeck Carneiro.

Dentre outros trabalhos assumidos pelo deputado na Alerj e que têm reflexos no Sul Fluminense está a indústria naval, onde preside a comissão na Casa. Waldeck ainda lembrou que entrou na luta da discussão do fechamento de escolas estaduais, como representante da Comissão de Educação; da discussão de aumento de seis para oito horas o turno da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); além da discussão de implantação de um Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) Classe 1, para receber lixo tóxico, que se encontra suspenso pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Esse ponto, por exemplo, foi pauta de um encontro na tarde de hoje com o padre Padre Milan Knezovic da Paróquia da Igreja Matriz de São Sebastião, que tem se empenhado também em lutar contra a implantação do aterro em Barra Mansa. “Pessoas começam a reconhecer que o mandato tem conexão com a região e começam a pautar, o que é ótimo mandato ser pautado pela sociedade, representando o interesse coletivo. O padre tem manifestado a preocupação legítima em conter essa ideia e desconfio muito dessa suspensão do projeto pelo Inea. Se a câmara teve um projeto de lei aprovado, não sei se já foi sancionado pelo prefeito, por que não cancelar? A cidade não deseja que a iniciativa prossiga”, destacou, completando que colocará em evidência essa discussão na Alerj neste mês com a retomada das sessões plenárias.

Em Barra Mansa, o deputado Waldeck Carneiro se reuniu ainda com representantes do magistério local por conta do encolhimento de turnos.

À noite, em Resende, a discussão com o deputado foi voltada para a conjuntura política estadual.

 

Deixe um Comentário