VW Caminhões e Ônibus inaugura área de Análise Técnica 4.0

0

RESENDE

Telas, bancadas e óculos de realidade aumentada acabam de chegar ao Centro Técnico de Garantia da VW Caminhões e Ônibus, localizado no complexo de produção e desenvolvimento da empresa em Resende. A nova área de Análise Técnica 4.0 iniciou a operação em primeiro momento de forma piloto para aperfeiçoar a conexão entre a fabricante e seus fornecedores, mesmo virtualmente, permitindo agilidade e excelência nos processos.

Antes, peças e componentes eram analisados presencialmente no Centro Técnico de Garantia da VW Caminhões e Ônibus, em conjunto com os fornecedores, e aqueles itens que precisassem de análises mais específicas tinham que ser enviados fisicamente para os fornecedores, que procediam com a averiguação e depois reenviavam para a VW Caminhões e Ônibus.

Agora, por meio de uma conferência digital, é possível fazer a análise simultânea direto de Resende, com profissionais que utilizam os óculos de realidade aumentada. “Economizamos o tempo que levaríamos para enviar a peça aos fornecedores ou mesmo o tempo de deslocamento das equipes e, juntos, fazemos a análise em tempo real, com respostas muito mais rápidas, economia logística, agilidade e mantendo o distanciamento social, com as reuniões on-line”, comenta Alcides Hernandes Jr., supervisor de Administração de Garantia da VW Caminhões e Ônibus.

Na lista de benefícios estão ainda a maior interação e conectividade, permitindo a realização de conferências simultâneas com vários especialistas em um ambiente imersivo e a possibilidade de armazenar os arquivos em vídeo gravados para auditorias.