SUL FLUMINENSE E COSTA VERDE
Como forma de oferecer suporte às centenas de famílias que foram afetadas pela forte chuva que atingiu Angra de Reis no último fim de semana, principalmente o Parque Mambucaba, o mais populoso do município, voluntários da região estão se mobilizando para arrecadar donativos que possam ser doados à população. Entre os itens mais solicitados estão produtos de limpeza e higiene, água, roupas e alimentos que serão entregues nos próximos dias.
O grupo Motoboys Barra Mansa, que tem cerca de 200 integrantes, lançou na manhã desta segunda-feira, dia 7, uma ação que disponibiliza vários pontos de apoio na cidade para que as pessoas possam doar. Os locais incluem lojas de comércio, barbearias, oficinas e até um lava jato. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o idealizador do grupo, o motoboy Paulo Ricardo de Souza santos pelo telefone (024) 24 99209-1521 para saber os endereços corretos.
“Vamos ter também, a partir desta terça-feira, dia 8, alguns motoboys e mototaxis voluntários pela cidade arrecadando os materiais. Então, quem quiser ajudar, é só entrar em contato que combinamos para pegar a doação. Assim que tivermos uma quantidade considerável vamos levar até o pessoal do Parque Mambucaba, que neste momento está precisando do apoio de todos os municípios da região”, disse Paulo Ricardo, ao informar que o grupo vai tentar viabilizar o caminhão para o transporte com um voluntário. “Caso a gente não consiga, nós mesmos vamos levar de carro e moto”, acrescentou.
Resgatista de Volta Redonda também atua para conseguir doações
Morador de Volta Redonda, o resgatista voluntário, Vitor Meneses, desembarcou no Parque Mambucaba na manhã desta segunda-feira, com o objetivo de prestar ajuda às famílias vítimas da enchente para que elas possam limpar e retornar às suas casas. Paralelo a isso, ele também está divulgando em suas redes sociais dois pontos de coleta em Volta Redonda, sendo um no bairro Retiro e outro no Belmonte, onde serão arrecadados itens como roupas, produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões e alimentos.
Vitor faz parte de um grupo voluntário chamado Força Tarefa RS, que foi criado durante as enchentes do Rio Grande do Sul, e que agora atua em todo o Brasil. Ele explica que um subgrupo, chamado Força Tarefa RJ foi criado e que, por meio dele, estão sendo enviados voluntários do Brasil inteiro para atuarem no Parque Mambucaba.
“Eles vão ficar alojados em duas igrejas e a missão dos voluntários, no primeiro momento, é atuar na limpeza das casas, uma vez que a água já baixou. Em contato feito com pessoas do Rio Grande do Sul, estamos no trâmite de enviar para Angra dos Reis três carretas com donativos; uma já está confirmada e duas estão em negociação. O objetivo é trazer esperança e devolver a dignidade humana para o povo do Parque Mambucaba, por isso estamos pedindo ajuda de todos que, de alguma forma, possam ajudar”, ressaltou o resgatista.