Volta-redondenses participam de Campeonato Latino-Americano de Robótica

0

A equipe Jaguar Baby, composta por alunos da Escola Municipal Rubens Machado, do bairro Verde Vale, em Volta Redonda, chegou à cidade paranaense de Curitiba na manhã de segunda-feira, dia 6, para disputar o Campeonato Latino-Americano de Robótica na categoria Dança de Robôs, que segue até o próximo sábado, dia 11.

Em outubro do ano passado, os volta-redondenses se sagraram campeões da competição na categoria primária, que foi disputa em Recife-PE, e contou com a participação de mais de 90 escolas de todo o país. O título fez com que a equipe Jaguar Baby garantisse vaga na Robocup deste ano, disputada em Nagoya, no Japão entre os dias 27 e 30 de julho.

A secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, ao desejar boa sorte ao grupo, disse que estava confiante no bom desempenho da equipe. “Eles têm o mundo pela frente. É só investir e mais nada. São crianças que correm atrás dos sonhos e merecem todo o nosso incentivo. Proporcionamos a eles novos caminhos e eles estão trilhando da melhor maneira possível”, destacou a secretária.

Idealizadora do projeto, a professora Patrícia Osório disse que apesar de ansiosos, os alunos trabalharam bastante para dar o melhor para que Volta Redonda se destaque na competição. “A participação em Nagoya, na Robocup, ampliou os conhecimentos que foram implementados para o Latino-Americano. Estamos confiantes”, concluiu.

PROJETOS DE ROBÓTICA NAS ESCOLAS 

A Secretaria de Estado de Educação implantará um projeto pedagógico que levará o conhecimento e a prática da robótica aos alunos e professores da rede estadual de ensino. Serão adquiridos kits com peças, ferramentas e outros instrumentos para que estudantes de mais de 500 escolas desenvolvam seus protótipos.

De acordo com o secretário de Educação, Wagner Victer, iniciativas na área de Robótica já são desenvolvidas em algumas unidades da rede estadual de ensino, entre elas, está o Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral. A unidade de ensino foi a grande vencedora no Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas, uma competição internacional inovadora que reuniu ciência, tecnologia, engenharia e matemática, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística. Com o prêmio, os alunos disputarão um campeonato mundial de tecnologia, nos Emirados Árabes, em dezembro deste ano.

Na competição, os estudantes tiveram o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, simulando as capacidades de um veículo 4×4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real.

error: Conteúdo protegido !