Volta Redonda vai ofertar curso gratuito de Introdução à Segurança do Trabalho para pessoas com deficiência

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência está realizando pesquisa para interessados escolherem melhor horário para as aulas

Por Carol Macedo
imagem do whatsapp de 2025 11 18 à(s) 14.39.41 21a61254

VOLTA REDONDA

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), irá ofertar um curso de “Introdução à Segurança do Trabalho”, gratuitamente para pessoas com deficiência (PCDs). A iniciativa tem como objetivo promover inclusão e ampliar oportunidades de qualificação voltadas à segurança e à prevenção em ambientes empresariais. Para isso, a SMPD está realizando uma pesquisa para definir o melhor horário de funcionamento da capacitação.

Durante a primeira reunião de planejamento, realizada com Eduardo Menchise, que é engenheiro de Segurança e responsável pela condução das aulas, foram definidos os principais aspectos pedagógicos e estruturais do curso. A qualificação terá duração de seis meses, com aulas duas vezes por semana (segundas e quartas-feiras), cada uma com 2h30 de duração, totalizando 48 encontros. O conteúdo será introdutório, com foco em sensibilização e práticas de prevenção, não possuindo caráter técnico.

Entre as definições metodológicas estão o uso de linguagem clara e acessível, atividades práticas ao final de cada bloco temático, momentos de reflexão no início e no encerramento das aulas, além de adequações de acessibilidade conforme as necessidades identificadas dos alunos.

O curso está previsto para começar no início de 2026 e as aulas vão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), com o horário final a ser definido conforme o resultado da pesquisa.

De acordo com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Whashington Uchôa, o curso representa mais um passo na construção de oportunidades reais de inclusão profissional.

“Nosso objetivo é preparar as pessoas com deficiência para novas oportunidades no mercado de trabalho, oferecendo conhecimento e experiências práticas em um ambiente acessível e acolhedor. Essa pesquisa é importante para que possamos organizar o curso de forma que atenda da melhor maneira possível a todos os participantes”, destacou o secretário, acrescentando que a capacitação será uma oportunidade de aprendizado e inserção social, fortalecendo a atuação da prefeitura no compromisso com a inclusão e a capacitação de pessoas com deficiência.

Pesquisa – Os interessados em participar podem colaborar respondendo à pesquisa disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzzeE11KRk7138G1P1joULRJUOAlR6jiKnQyzPtwLaZjd0pQ/viewform. Além de nome e contato telefônico, o participante também deve informar o tipo de deficiência que possui e o período para realização das aulas (entre manhã, tarde e noite).

Sobre o instrutor – Eduardo Menchise é engenheiro de Segurança, com mais de 15 anos de experiência em prevenção de acidentes e promoção de ambientes corporativos seguros. Autor do livro “Auditoria Comportamental – Guia para melhoria contínua em segurança do trabalho”, atua também na formação de pessoas com deficiência, adaptando conteúdos técnicos com linguagem acessível e foco na inclusão.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos