Volta Redonda vai ganhar novo Centro POP na sexta-feira

0

 VOLTA REDONDA

A partir de sexta-feira, dia 13, Volta Redonda contará com um novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A unidade, destinada às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência, vai funcionar na Rua Paulo Leopoldo Marçal, 298, no bairro Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. O objetivo é assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento da sociabilidade, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

A nova sede do Centro POP fica ao lado do Hospital do Aterrado, antigo Cais-Aterrado, e terá salas ampliadas, refeitório, banheiros para higiene pessoal e demais cuidados, armários pra guardar pertences, acessibilidade e um canil. De acordo com o secretário Municipal de Ação Comunitária, Ailton Carvalho, muitos usuários tem seus animais e os mesmos precisam ser acolhidos também, já que mantém relação afetiva importante. “Além disso, sua nova localização é estratégica, já que muitos dos usuários do serviço necessitam de suporte de saúde”, contou o secretário.

AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO

O novo local de atendimento irá permitir ainda a ampliação do serviço, além de proporcionar uma melhor assistência aos usuários. Carvalho, informou ainda que a inauguração do novo Centro Pop dará início a uma nova fase no atendimento à população em situação de rua. Explicou que o que pretende com esse novo equipamento é ofertar um local amplo, arejado e pensado exatamente no atendimento a essa população que merece acessar seus direitos com ainda mais comodidade e com uma equipe treinada e acolhedora.

Segundo o secretário Municipal de Ação Comunitária, as pessoas em situação de rua atendidas pela unidade contam com alimentação, higiene pessoal, serviço de retirada de documentos, contato familiar, atendimento psicossocial, além de receberem encaminhamentos necessários à construção do Plano de Acompanhamento Individual ou Familiar.

AMPLA REDE DE ATENDIMENTO

Disse ainda o secretário que, além do Centro Pop, Volta Redonda conta com uma ampla rede de atendimento à população em situação de rua. Um deles é o Serviço de Atendimento ao Migrante (SAM), que após o atendimento no Centro Pop oferta a concessão de passagem rodoviária aos usuários em trânsito. A unidade fica na Rodoviária Francisco Torres. “É necessário que todo e qualquer usuário seja atendido anteriormente pelo Centro Pop”, alertou o secretário.

Tem também o Abrigo Municipal Seu Nadim, no bairro Nossa Senhora das Graças. Trata-se de um espaço de acolhimento provisório para adultos munícipes em situação de rua, encaminhados pelo Centro Pop, a fim de resgatar os vínculos familiares, sociais e comunitários, assegurando a autonomia dos usuários. O abrigo funciona 24 horas, todos os dias.