VOLTA REDONDA
O município de Volta Redondo deve ganhar em breve uma Delegacia de Homicídios para atender todo Sul Fluminense, com sede no bairro Retiro. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 17, no gabinete do prefeito Samuca Silva. Estiveram reunidos os delegados do Departamento Geral de Homicídios e Proteção do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Ricardo e Alexandre Leite, o deputado federal Antônio Furtado, o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Antônio Goulart e o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni.
O prefeito Samuca Silva se comprometeu a encontrar um terreno público, de preferência no bairro Retiro, para a instalação da Delegacia de Homicídios, especialistas em elucidar casos de assassinatos e crimes graves. “Podem contar comigo desde já para darmos início a esse projeto e colocá-lo para funcionar até o primeiro semestre de 2020, dentro de todas as especificidades legais”, disse, afirmando que esse é um marco para a cidade. “Já disponibilizo minha equipe técnica para entrar em contato com a equipe técnica da Polícia Civil e dar início aos processos administrativos”, afirmou, acrescentando que a delegacia vai ajudar a desafogar a Delegacia Civil e toda a região sai ganhando.
Samuca reforçou que irá unir esforços com outros prefeitos do Sul Fluminense, visto que eles também serão beneficiados. “Estamos empenhados e vamos fazer todo o possível para melhorar a qualidade de vida da população. Recentemente criamos a secretaria de Segurança Pública, visando uma interação maior com os órgãos de segurança. Temos a Cerca Inteligente de monitoramento da cidade, o Centro Integrado de Operação em Segurança Pública (Ciosp) foi reativado apenas para área de segurança, passando para a CAU todas as ligações de Fale Conosco (que antes eram encaminhadas também ao Ciosp)”, completou.
O deputado federal Antônio Furtado, que foi delegado da 93ª DP, disse que o melhor local para a instalação da Delegacia Regional de Homicídios é Volta Redonda. “Devido ao protagonismo que a cidade tem e a estrutura de desenvolvimento que a cidade apresenta hoje. Sabemos que o Sul Fluminense como um todo será favorecido com essa unidade. A vontade da Polícia Civil é colocar na unidade pelo menos 100 policiais civis trabalhando em turnos ininterruptos para realizar as investigações realizadas no município e em outras cidades”, comentou.
Já o delegado Antônio Ricardo, do Departamento Geral de Homicídios e Proteção do Estado do Rio de Janeiro, completou dizendo que esse será um grande pólo e que dará mais celeridade às investigações. “Essa delegacia certamente vai inibir os criminosos e dar a sensação de segurança para a população. Os locais que a delegacia começa a atuar, consequentemente os índices de criminalidade diminuem. Estrategicamente Volta Redonda é, sem dúvidas, o local mais adequado e toda a região será fortalecida”, pontuou o delegado.
Durante o encontro, o prefeito Samuca Silva ainda destacou outros avanços do município na área de segurança, como ter dado status de secretaria para a Guarda Municipal; o pagamento de RAIS para GMs de folga atuarem na cidade; compra de dez novas viaturas para a Guarda Municipal; o novo concurso público para a Guarda; a reativação de 18 câmeras OCRs para identificação de carros roubados; início da parceria com a Polícia Militar para pagamento de RAIS para PMs atuarem em eventos do município; e convênio para reativação dos postos extensivos da PM na cidade.
PROJETO PILOTO
Aproveitando a presença do deputado federal e das autoridades policiais, o prefeito Samuca Silva pediu ajuda do delegado Antônio Furtado, como interlocutor junto ao Governo Federal, para a implantação de um projeto piloto nos condomínios do projeto Minha Casa Minha Vida.
Segundo o prefeito, atualmente há uma ausência do Poder Público dentro das unidades do Minha cada Minha Vida. “Precisamos da ajuda do Governo Federal para poder entrar e implantar alguns projetos que já temos prontos para dar o suporte que a população precisa. Esses projetos são ligados à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria de Ação Comunitária e que vão levar para a população, além de atividades recreativas e assistenciais, mais segurança”, afirmou.
O deputado federal Antônio Furtado disse que esse assunto é muito importante ser discutido e que o prefeito pode contar com ele para juntos analisarem a execução dos projetos. “Estou à disposição para ajudar Volta Redonda em Brasília”, disse.