Volta Redonda tem nota mil na redação do Enem

0

Uma das notas mil da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 é de Volta Redonda. Trata-se da estudante Vitoria Azevedo Costa, de 19 anos, que quando fez a prova estava com 18 anos. Estudante oriunda da Rede Particular de Ensino, ela faz parte do grupo de 55 vitoriosos com nota máxima em todo o Brasil. Garantiu não ter acreditado no primeiro momento e que sua pretensão é buscar uma vaga para o curso de medicina.

Vale lembrar que as mulheres são a maioria no grupo de 55 participantes do Enem de 2018 que tiraram a nota mil na prova de redação. Os dados foram divulgados na tarde de segunda-feira, 21, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É importante ressaltar que no total, 4,1 milhões de redações da aplicação regular do Enem 2018 foram corrigidas e mais de 81 mil delas ficaram com nota entre 900 e mil, mas só 55 chegaram à pontuação máxima. Os candidatos homens são responsáveis por 13 dessas notas, enquanto 42 mulheres tiraram a nota mil.

A estudante de Volta Redonda que obteve a nota máxima informou ao A VOZ DA CIDADE que estudou no Ensino Médio em um Colégio Particular, porém quando tirou mil na redação já fazia um cursinho, também particular. Indagada sobre o tema da redação, Vitória garantiu que gostou. “Gostei do tema, entretanto achei um pouco excludente, já que muitas pessoas não têm acesso à internet e provavelmente não faziam ideia do que se tratava”, declarou a estudante.

Vitoria informou que começou a tomar gosto pela redação em 2016, quando iniciou o curso. “Fiquei apaixonada e comecei a me dedicar muito.

Não imaginava, de jeito nenhum, tirar essa nota. Até mesmo pelo fato que na hora da prova me enrolei com a redação”, contou, ressaltando que fez um rascunho muito grande e teve que tirar partes da redação na hora de passar. Lembrou ainda que pegou jeito de fazer redação em 2017.  “Nessa época eu criei minha própria estrutura e usava ela em todos os temas. Então fiquei com muita facilidade para escrever. Fiz cursinho de redação em 2016, 2017 e 2018”, completou lembrando da felicidade de sua família. “Minha  família ficou muito feliz e orgulhosa com o resultado. Em 2015, no meu primeiro ano do Ensino Médio tirei 580 na redação”, completou a estudante.

ALUNA DO PVC MEP COM REDAÇÃO PERTO DE 1000

A estudante Amanda Mattos, do Pré-vestibular Cidadão e conselheira no Movimento Pela Ética na Política (MEP), informou agradecida à equipe de professores e colegas de turma sua conquista no Eenem, nota 980 na redação. “Vocês têm muita importância nessa jornada comigo. Se Deus quiser vou cursar direito na UFF” declarou Amanda. O professor Alexandre Batista, membro da equipe de ‘redação-português e literatura no Pré do MEP’ parabenizou a estudante pela importante classificação e  reagiu. “Certamente um dos corretores deu nota mil. Garantiu o doutor na área. “Fico muito feliz”, disse.

Segundo os conselheiros do MEP, no levantamento parcial, até o momento, foi localizada que há alunos com nota 900 a exemplo do o caso do Pedro, Bruna e outros. “A média de nota nas redações de nossos alunos está na faixa de 850, muito superior à média nacional de 560, segundo o Inep. Naturalmente às equipes pedagógica, de exata, sociofilosófica, bioquímica, geografia e história somam ao sucesso dos dedicados estudantes.