Volta Redonda sediará a 5ª Conferência Regional dos Direitos da População LGBTQIA+

Evento será realizado no próximo sábado, dia 24,na Câmara de Vereadores, na Avenida Evangelista de Oliveira Franco, 511, bairro Jardim Paraíba

Por Tânia Cruz
volta redonda sediará a 5ª conferência regional dos direitos da população lgbtqia+ divulgação

VOLTA REDONDA
A cidade de Volta Redonda vai sediar, no próximo sábado, dia 24, a 5ª Conferência Regional dos Direitos da População LGBTI+. O encontro fez parte das primeiras etapas da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTI+ do Rio de Janeiro. No total, serão 11 conferências realizadas em todo Estado. O evento, que é uma realização do Conselho Estadual Dos Direitos das Pessoas LGBTI+, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, terá como tema ‘Construindo Políticas Públicas no Rio de Janeiro.
O evento será realizado na Câmara de Vereadores, na Avenida Evangelista de Oliveira Franco, 511, bairro Jardim Paraíba, e na Universidade Estácio de Sá – Avenida Lucas Evangelhista, 530, Campus Aterrado, em frente ao prédio do Legislativo.
A regional de número 5 conta também com a participação dos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Volta Redonda, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Valença, Mendes, Rio das Flores e Engenheiro Paulo de Frontin. Vale lembrar que deste encontro sairão os delegados e delegadas que farão parte da 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e dos Direitos das Pessoas LGBTIQIA+ do Rio de Janeiro, que acontecerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo link disponível nas páginas do Instagram da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia e do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+.
No último dia 14, Volta Redonda recebeu a visita do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBTI+, acompanhado de dois membros da Comissão Organizadora Estadual da Conferência Regional de Volta Redonda. A comitiva, em articulação com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTI+ de Volta Redonda, a SMDH e o Centro de Cidadania LGBTI+ do Médio Paraíba, foi recebida no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, que prontamente se comprometeu a sediar a Conferência e garantir as condições necessárias para seu pleno funcionamento. Durante a visita, o grupo também percorreu algumas secretarias do município e a Câmara Municipal de Volta Redonda, local onde será realizada a Conferência Regional
EVENTOS ABERTOS AO PÚBLICO
As Conferência Regionais LGBTI+ são abertas ao público, acima de 18 anos, e contarão com representantes da sociedade civil, do poder público, integrantes do Conselho Estadual LGBTI+/RJ (CELGBTI), membros dos conselhos municipais LGBT+, ativistas LGBTI+ e interessados da sociedade civil dos 92 municípios. As Conferências fornecerão, gratuitamente, café da manhã, almoço e café da tarde para os participantes. Além de certificado de participação. “A Conferência Regional é fundamental para a discussão deliberação sobre as principais demandas do território, e serão levadas para a Estadual. São essas conferências que garantem que as pessoas eleitas cheguem com um nível maior de conhecimento, alinhamento e articulação sobre as pautas prioritárias da região”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ e superintendente de Políticas Públicas LGBTI+ do Governo do Estado, Ernane Alexandre.
O decreto de convocação para a 4º Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+ foi assinado pelo governador Cláudio Castro no dia 28 de junho de 2024. A conferência volta acontecer depois de 9 anos. “É de suma importância a realização das Conferências Regionais porque é onde se fortalece a organização e o protagonismo dos movimentos LGBTI+ locais. Além disso, garante um espaço mais democrático e representativo na Conferência Estadual, destacou o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTI+, e presidente do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+ (GAI), Cláudio Nascimento.
A 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ é uma realização do Conselho Estadual LGBTI+/RJ, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia, e conta com a cooperação técnica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTI+.
As datas e locais das 11 Conferências Regionais dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do RJ:
12 de abril,aconteceu, – 08h às 19h
Sede: Nova Friburgo
REGIONAL Nº 3
26 de abril, aconteceu – 08h às 19h
Sede: Miracema
REGIONAL Nº 1
10 de maio, aconteceu, – 08h às 19h
Sede: Petrópolis
REGIONAL Nº 4
17 de maio, aconteceu, – 08h às 19h
Sede: Búzios
REGIONAL Nº 7
24 de maio – 08h às 19h
Sede: Volta Redonda
REGIONAL Nº 5
31 de maio – 08h às 19h
Sede: Angra dos Reis
REGIONAL Nº 6
07 de junho – 08h às 19h
Sede: Campos dos Goytacazes

 

 

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos