Volta Redonda sedia I Encontro-Feira de Agroecologia

0

VOLTA REDONDA  

O I Encontro-Feira de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul será realizado neste sábado, 8, no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O evento vai reunir 60 produtores de orgânicos e agroecológicos, que vão comercializar os alimentos e apresentar à população a filosofia desse tipo de cultivo. As atividades serão realizadas entre 8h e 18h e incluem apresentações de dança e música.

O evento tem apoio da Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Cultura, Seplag e secretaria de Meio Ambiente, que vai distribuir mudas no local. Ainda haverá estande para o Fórum de Economia Solidária e espaço para a discussão para elaboração de políticas públicas para agricultura urbana e periurbana no município.

Um dos temas abordados no encontro trata dos “Saberes e Sabores da Agroecologia”. Quem explica é a idealizadora do evento e agricultora orgânica, Evelyn Miranda, que faz mestrado na área e é membro da Articulação de Agroecologia do Médio Paraíba do Sul (AAMPS).  “Sabores e saberes da agroecologia são todas as riquezas das raízes ancestrais que carregamos, valorizando e resgatando os conhecimentos tradicionais dos povos originários da nossa região. Desde a forma de produzir alimentos naturais, sem agrotóxicos e com respeito a todas as formas de vida, até as expressões culturais de música, dança, artesanato e outras manifestações”, afirmou.

Para o prefeito, Samuca Silva, a presença de agricultores de Volta Redonda e municípios vizinhos como, Barra Mansa, Barra do Piraí, Ipiabas, Mendes, Visconde de Mauá, Areal, Pinheiral, Vassouras, Três Rios, Visconde de Mauá, Levy Gasparian, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, além de Santa Rita de Jacutinga (MG) e Jaboticabal (SP), prova que o cultivo orgânico tem cada vez mais adeptos e precisa ser incentivado.

De acordo com a chefe de Gabinete da secretaria municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Bárbara Cunha, que apóia a iniciativa, a agroecologia é mais do que um plantio que se preocupa com a preservação da natureza. “A agroecologia define um estilo de vida que valoriza manifestações culturais tradicionais, como, por exemplo, o maracatu e danças com origem africana. Além de valorizar a harmonia coletiva”, disse, lembrando que a abertura será marcada por uma atividade em grupo pelo sucesso e tranquilidade do evento.

PROGRAMAÇÃO:

8h, Atividade de humanização com o Coletivo de Dança Flor de Maio  ; 9h30, Oficina de Agricultura Urbana; 10h20, Oficina de Suco Vivo; 15h Samba da democracia; e às 17 horas terá Maracatu com o grupo Pedra Sonora.

Deixe um Comentário