Volta Redonda registra nova queda na criminalidade e reforça posição entre as cidades mais seguras do Estado

Por Mônica Vieira
8d21cd6d 62c0 4258 a838 b35fb8938509

VOLTA REDONDA

Volta Redonda fechou o mês de novembro com mais um balanço positivo na segurança pública. De acordo com os dados do ISP-RJ, os roubos a estabelecimentos comerciais e de carga zeraram no período, enquanto outros indicadores importantes, como furto de celular, roubo de rua e letalidade violenta, também apresentaram queda significativa em relação a novembro de 2024. As reduções reforçam a tendência observada ao longo do ano e consolidam a cidade como uma das mais seguras do estado, especialmente com a aproximação do período de maior movimentação no comércio.

Os resultados refletem a integração entre as forças de segurança, o reforço do patrulhamento e investimentos municipais, como a criação da Patrulha de Proteção Comercial, lançada em maio, que intensificou a presença das equipes nas áreas comerciais. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também mantém um grupo de WhatsApp voltado ao recebimento de alertas enviados por empresas de vigilância, agilizando o atendimento a ocorrências.

Em novembro, houve redução de 84,61% nos furtos de celulares (de 39 para 6), queda de 83,33% nos roubos de rua (de 6 para 1), diminuição de 75% na letalidade violenta (de 4 para 1) e queda de 33,33% nos furtos de bicicletas (de 3 para 2). Dos nove indicadores do Sistema Integrado de Metas (SIM), sete ficaram positivos.

No acumulado de janeiro a novembro, os avanços também são expressivos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o roubo de veículo caiu 46% (de 26 para 14), o roubo de rua reduziu 39% (de 84 para 51), e o roubo de carga segue sem registros em 2025. O furto de veículo teve queda de 34% (de 95 para 63), o furto a transeunte diminuiu 3% (de 34 para 33), o furto de celular teve redução de 4% (de 136 para 131) e o roubo a estabelecimento comercial permaneceu estável, com 15 registros em ambos os anos.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, os resultados comprovam a eficiência das ações adotadas. “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, utilizando a tecnologia como ferramenta da segurança pública, reforçando o policiamento, a integração entre as forças de segurança e contando sempre com a colaboração da população. Ainda temos alguns desafios, mas vamos seguir avançando, porque o nosso compromisso é garantir Volta Redonda cada vez mais segura”, afirmou.

A cidade se destaca pelo uso de tecnologia e pela forte participação da população. Atualmente, cerca de 2 mil câmeras compõem o sistema de videomonitoramento integrado ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), permitindo acompanhamento em tempo real e apoio à identificação de suspeitos, por meio de leitura de placas e reconhecimento facial. Além disso, mais de 20 mil moradores participam dos grupos de WhatsApp administrados pela Semop, enviando denúncias e alertas que agilizam a resposta das equipes.

Com histórico de pioneirismo desde a criação do Ciosp em 2009 e resultados consistentes ao longo de 2025, Volta Redonda foi escolhida como cidade-piloto para a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), plataforma oficial do Governo do Estado voltada à gestão e compartilhamento de dados. Este ano, o município alcançou marcas inéditas, como cinco meses consecutivos sem registro de roubo de veículos, um resultado de destaque para uma cidade com aproximadamente 280 mil habitantes.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos