VOLTA REDONDA
Os números da segurança pública em Volta Redonda seguem em trajetória de melhora. De acordo com dados recentes do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), divulgados terça-feira, 4, a cidade apresentou quedas expressivas em diversos indicadores criminais entre janeiro e outubro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os roubos de veículos caíram 52%, enquanto os roubos de rua tiveram redução de 40%.
Os furtos de veículos também diminuíram em 43%, e os furtos a pedestres caíram 19%. Além disso, não houve registros de roubo de carga durante o período, demonstrando o fortalecimento das ações preventivas e operacionais das forças de segurança que atuam no município.
Para o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, os resultados são reflexo do trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a população. “Estamos investindo constantemente em tecnologia, inteligência e presença ativa nas ruas. O uso de câmeras, o patrulhamento estratégico e a integração das forças têm garantido maior sensação de segurança. Esse avanço é fruto de um esforço coletivo”, destacou.

Foto: Divulgação
A cidade tem se consolidado como referência estadual em segurança pública. O moderno sistema de videomonitoramento, com cerca de 2 mil câmeras conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), possibilita o acompanhamento em tempo real de ruas e bairros, além de contar com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, ferramentas que vêm auxiliando na identificação de suspeitos e recuperação de veículos.
Outro ponto de destaque é a participação da população. Por meio dos grupos de WhatsApp administrados pela Secretaria de Ordem Pública, mais de 20 mil moradores e comerciantes colaboram diariamente com informações e denúncias, fortalecendo a atuação das equipes e agilizando respostas a ocorrências.
Graças a esse modelo integrado, Volta Redonda foi escolhida como cidade-piloto para o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A plataforma reunirá informações das forças policiais e órgãos da Justiça Criminal, tornando mais eficiente a gestão e o compartilhamento de dados, além de subsidiar políticas públicas mais eficazes no combate à criminalidade.