Volta Redonda registra aglomeração em alguns locais de votação neste domingo

0

VOLTA REDONDA

A votação em Volta Redonda neste domingo, dia 15, segue, até o momento, sem maiores problemas. Em algumas localidades, a reclamação é em relação ao desrespeito ao distanciamento, como nos colégios Rondônia, no bairro São Geraldo, e no João XXIII, no bairro Retiro. Pela manhã, as duas escolas já contavam com filas quilométricas, o que gerou aglomeração. Muitos eleitores reclamaram da situação, mas o uso da máscara e a higienização das mãos estão sendo feitos.

No Colégio Rondônia, eleitores informaram que a aglomeração iniciou logo cedo e até a pouco, as filas seguiam grande. A dona de casa Maria Helena dos Santos destacou que em plena pandemia por causa do novo coronavírus (Covid-19) dezenas de pessoas aglomeradas no mesmo local. “Não é uma reunião de família, mas sim uma aglomeração com pessoas desconhecidas. Aqui no nosso meio pode ter alguém com Covid, mas isso esses políticos não enxergam. Não estão nem aí se estamos correndo risco de morrer. Querem apenas se eleger para ganhar o dinheiro deles. Não deveria ter eleição este ano. Seria o melhor para todos nos”, criticou a eleitora.

No Colégio João XXIII, no Retiro, a situação não foi diferente, pelo menos na parte da manhã. Grandes filas e amontoados de pessoas sem respeitar o distanciamento. A dona de casa Maria Helena da Silveira disse que quando chegou para votar e viu as filas grandes, achou melhor voltar para casa sem votar. Ela foi flagrada pelo A VOZ DA CIDADE saindo do colégio, mas garantiu que não votou. “Enfrentando essa fila com essa quantidade de gente posso contrair a doença. E depois, com certeza, nenhum desses candidatos vai me ajudar. Vou ser obrigada a ir para a fila do SUS. Mais tarde volto e se a o movimento diminuir eu voto caso não, não voto”, disse, lembrando que nem no horário reservado para os idosos as regras do distanciamento estavam sendo respeitadas.

Após as diversas queixas, no Colégio João XXIII, os fiscais priorizaram os idosos com distribuição de senhas improvisadas para os que já estavam nas filas.

Nos colégios eleitorais do Aterrado, como Guanabara e Universidade Geraldo Dia Biase (UGB), Casa de Pedra e Vila Rica, onde o movimento em dia de eleição é destacado, neste domingo, a votação segue tranqüilo. Mesmo assim, a cidade registrou até agora a prisão de cinco pessoas fazendo boca de urna. Entre os presos, levados para a 93ª Delegacia de Polícia (DP) está uma candidata a vereadora que não teve o nome divulgado.