VOLTA REDONDA
No mês de outubro, mês de conscientização ao câncer de mama, a prefeitura de Volta Redonda realizou um total de 2.739 exames preventivos, o que representa mais de 650% de aumento em relação à média mensal do período de janeiro a setembro de 2021. Para dar seguimento a prevenção a saúde dessas mulheres, a Secretaria de Saúde promove a continuidade da Primavera Rosa, com ações voltadas à prevenção do câncer de mama e de colo do útero.
As ações tiveram início dia 22 de setembro e seguem até 21 de dezembro. As Unidades de Saúde atendem também em horário estendido até as 19 horas para facilitar acesso Para rastreio do câncer de mama foram ofertadas, em outubro, 1.431 mamografias para mulheres a partir de 50 anos, mas 386 mulheres faltaram aos exames agendados. O índice de absenteísmo chegou a 27%.
Segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária em Saúde (DAPS), Albanéa Trevisan, com pandemia, as atividades assistenciais ficaram com baixa adesão, mas com o avanço da vacinação contra Covid-19, isso vem mudando. “Por isso tivemos a necessidade de estender a campanha até dezembro”, disse.
Com isso, as unidades de saúde continuam com a realização da coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero para mulheres de 25 a 64 anos e de mamografia para rastreamento do câncer de mama em mulheres de 50 a 69 anos. As mulheres acima de 25 anos, que ainda não fizeram seu exame preventivo/Papanicolau, devem procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar seu horário, principalmente as mulheres que não têm exame nos últimos dois anos.
Albanéa Trevisan ressaltou ainda que é importante que o paciente busque os resultados dos exames para avaliação profissional. “Exames preventivos têm os laudos liberados após 30 dias úteis e as mamografias após 20 dias”, finalizou.