Volta Redonda reforça ações para diagnóstico precoce do câncer de próstata no “Novembro Azul”

0

VOLTA REDONDA

Depois do “Outubro Rosa” com as mulheres, o foco agora é no “Novembro Azul” para os homens. Visando ampliar a conscientização da população masculina sobre as diversas questões e agravos de saúde, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), preparou uma programação especial durante o mês inteiro. Para isso, a secretaria disponibilizou as 46 Unidades de Saúde da cidade para atender a campanha, que tem como objetivo combater o câncer de próstata, incentivando a realização periódica dos exames em busca de diagnóstico precoce.

Segundo informou o secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, tanto durante o Novembro Azul quanto nos demais meses do ano, todas as 46 unidades de saúde estão aptas a receber o público masculino, oferecendo diariamente consultas médicas, vacinas, pedidos de exames laboratoriais e de prevenção, dispensação de medicamentos e testes rápidos.

Disse ainda o secretário que, o Ministério da Saúde criou o Novembro Azul para incentivar os homens a se cuidarem, mas que esse cuidado deve ser realizado o ano inteiro. “Aproveitamos a campanha para promover ainda as ações contra o câncer de próstata e alertar os homens sobre a necessidade de cuidar da própria saúde também sob outros aspectos, já que eles costumam procurar menos os serviços de saúde e manter uma vida menos saudável se comparados às mulheres”, disse Alfredo, lembrando que o ponto alto da campanha será no sábado, 30, onde acontece o Dia D. “Neste dia, todas as unidades estarão abertas, das 8 horas às 17 horas, para atender os homens que trabalham durante a semana e não conseguiram fazer seu exame”, completou o secretário.

INVESTIR NA PREVENÇÃO

O prefeito Samuca Silva também falou sobre o Novembro Azul. Disse que a intenção da Administração Municipal é sempre investir na prevenção. “Estamos sempre promovendo atividades focadas na prevenção e conscientização sobre as doenças, propiciando o diagnóstico precoce, levando mais qualidade de vida à população e desafogando os serviços de saúde”, frisou Samuca.

Vale lembrar que o Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida aos homens para alertar sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações ainda aproveitam para alertar sobre outras doenças que mais acometem os homens. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.