Volta Redonda realiza Conferência Municipal Extraordinária de Cultura

0

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, está convocando as pessoas interessadas em cultura para participarem na Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, sob a coordenação da secretaria municipal de Cultura. A conferência, que acontece nesta quinta-feira, dia 3, no Campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense (UFF), das 14 às 20 horas, bordará o tema “A Cultura Como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

O Decreto da convocação foi publicado no jornal oficial do município, Volta Redonda Em Destaque, edição 1440 de 05/04/2018.

De acordo com o prefeito, durante a Conferência Municipal serão preenchidas as cadeiras de artes cênicas, cultura popular e movimentos sociais, todas no Conselho de Políticas Públicas. “É muito importante que pessoas interessadas no desenvolvimento da Cultura em Volta Redonda, como produtores, agentes culturais, artistas em geral participem do evento para que a cidade possa ser muito bem representada na Conferência Estadual em junho. Volta Redonda tem um grande potencial para a transformação do município num grande pólo cultural e referencial na região e no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Samuca, acrescentando que a Conferência Extraordinária de Cultura tem por objetivos propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre entes federativos e destes com a sociedade civil; dinamizar os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para avanço da instalação, criação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura, seus componentes e instrumentos de gestão.

Segundo informou a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, a agenda da Conferência Municipal inclui a eleição de delegados para 4ª Conferência Estadual ,  que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. “A nossa expectativa é de um bom público de participantes.  A secretaria e os conselheiros municipais de Política Cultural vem mobilizando os artistas da cidade, estudantes universitários, agentes culturais, produtores e pessoas envolvidas com a cultura para que tenhamos uma delegação do município bem representativa na Conferência Estadual. Quanto maior o público, maior será o números de delegados eleitos porque temos direito de eleger 10% dos presentes como delegados de Volta Redonda para a Estadual em junho no Rio de Janeiro”, destacou Aline.

Deixe um Comentário