Volta Redonda reabre duas unidades do CRAS nos bairros Ilha Parque e São Sebastião

Por raone moreira

Volta Redonda

A prefeitura através da secretaria de Ação Comunitária (Smac) reinaugurou duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), sendo uma nessa quinta-feira, dia 9, no bairro São Sebastião, e outra no último dia 8, no bairro Ilha Parque, totalizando 31 Cras em todo o município.

As famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social podem fazer o registro no Cadastro Único (CadÚnico) para programas do Governo Federal. Os Cras oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que envolve ações como atendimentos às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do Governo Federal, como os de saúde e educação, além de oficinas do Serviço de Convivência e de Inclusão Produtiva.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco comentou sobre o aumento das reaberturas do Cras, aumento dos beneficiários do Abrigo municipal e dos projetos em andamento. “Do início do ano até agora, reabrimos os 31 Cras; revitalizamos e abrimos o Abrigo municipal Seu Nadim, que em janeiro abrigava quatro pessoas e agora beneficia mais 30; reformamos dois, dos três Centros Dias que estavam totalmente destruídos e nesta sexta-feira vamos reinaugurar o Centro de Alzheimer Synval dos Santos. Na próxima semana entregamos o Centro Dia para Pessoa Idosa. Ano que vem será a vez de entregar para a população o Centro de Atendimento de Pessoas com Deficiência (CAPD)”, ressaltou o secretário.

31 Cras foram reabertos em todo o município desde janeiro de 2021. // FOTO: Divulgação Secom/PMVR.

Centro de Educação e Produção Alimentar

Foi reinaugurado também o Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA), localizado em um prédio anexo ao Cras do São Sebastião.

O espaço é destinado a confecção dos produtos que serão comercializados nos quiosques da Smac pelos alunos que participam das oficinas de culinárias nos Cras da cidade, que têm interesse em participar do grupo de geração de renda. As receitas produzidas são acompanhadas por uma culinarista e uma nutricionista. Entre os produtos produzidos no CEPA estão os biscoitos, tortinhas de potes, pizzas, entre outros.

Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), os alunos do curso de administração ensinam aos usuários do CEPA como calcular preço, o que é capital de giro, lucro, entre outros temas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos