VOLTA REDONDA
O Centro de Atendimento a Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares reabriu, nessa sexta-feira, dia 10, em Volta Redonda, depois de três anos fechado. Este é o primeiro centro público de atendimento a pessoas com com Alzehimer da América Latina, que recebeu o nome de Centro Dia Synval Santos, localizado no bairro Jardim Paraíba. O espaço foi totalmente reconstruído.
A coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Daniele Freire, ressalta que a reabertura do espaço significa fazer a política publica acontecer na prática. De acordo com ela, a retomada da unidade é requalificar o serviço oferecido, oportunizando a amplificação da capacidade de atendimento, além de fomentar outras ações tanto para as famílias, quanto para os idosos.
O Centro Dia Synval Santos é um serviço da secretaria de Ação Comunitária (Smac), por meio do Departamento de Proteção Especial Social. A unidade visa fornecer o atendimento qualificado e continuado, através de estimulação aos idosos com a doença de Alzheimer, já na fase média do desenvolvimento.
O centro fornece orientação, escuta, acolhimento e acompanhamento das famílias, reduzindo a sobrecarga natural que a doença tem como uma espécie de efeito colateral. Essas ações impactam na qualidade de vida da família e do usuário. O local serve ainda como polo de orientação sobre a doença para comunidade, e é um centro de estudo e pesquisa científica, para que as universidades desenvolvam estudos a respeito da doença nas mais diversas áreas.
A unidade
O Centro Dia fica em um prédio de dois andares, com salas amplas, com pista de caminhada, onde são oferecidas oficinas coletivas nas áreas de fisioterapia e educação física, psicologia, serviço social, música e de terapia ocupacional. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17 horas. Os idosos são atendidos duas vezes por semana. Em média, o espaço consegue disponibilizar 80 atendimentos semanais.